Kawani Sofia segue sendo um dos destaque do ciclismo nos Jogos da Juventude de João Pessoa. Na última sexta-feira (15), a pernambucana conquistou sua segunda medalha de ouro no evento. A primeira veio na quinta-feira, na prova de velocidade (500m), enquanto a segunda na prova por pontos. Todas essas façanhas foram alcançadas em cima de uma bicicleta novinha, que foi comprada graças a uma “vaquinha” após a atleta ter sua antiga bike roubada.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Para faturar o segundo ouro nos Jogos da Juventude, Kawani Sofia teve resiliência e determinação ao enfrentar uma prova que exige força, estratégia e resistência. Na etapa final, composta por 20 voltas e cinco sprints decisivos, a pernambucana precisou lidar com adversárias fortes e um percurso desafiador, com subida na curva que testou seu limite físico.
- Após Basel, Yuri Mansur conquista mais um prêmio na Europa
- Marcus Pinto avança nas poules, mas é eliminado no mata-mata
- Luís Britto é vice nas duplas do Challenger de Buenos Aires
- Cauê Miota fica em 28° lugar na Copa América de Skeleton
- Zé Roberto assiste Gabi ser MVP em duelo contra Carol
“O mais difícil da prova foram os sprints. Essa prova, definida por pontos, é realmente muito dura. Eu me senti muito bem na primeira bateria, mas a segunda foi muito pesada”, contou Kawani em entrevista ao Comitê Olímpico do Brasil (COB).
Vaquinha para bicicleta nova
Até chegar aos Jogos da Juventude em João Pessoa, Kawani passou por algumas turbulências inesperadas. No início do ano, ela teve sua bicicleta roubada. Para garantir presença na competição da capital paraibana, a pernambucana contou com a ajuda de seus treinadores, que organizaram uma “vaquinha”, com o apoio de amigos e alguns patrocinadores, para arrecadar parte do valor necessário para a compra de uma nova bicicleta.
“Foi um momento difícil, mas deu tudo certo. Eu amo muito o ciclismo e gostaria que a modalidade fosse mais valorizada. No Brasil se fala muito de futebol, mas temos atletas bons em várias modalidades”, disse a pernambucana.
Dobradinha com triatlo
Kawani Sofia estreou no ciclismo nacional em 2019, quando participou Jogos Escolares de Blumenau, antiga versão dos Jogos da Juventude. Naquela edição, a pernambucana, que era a mais nova de sua categoria, voltou para casa com dois bronzes e uma prata.
Seu começo no esporte aconteceu por recomendação médica. Por conta de problemas respiratórios, ela teve que fazer aulas de natação aos 6 anos de idade. A experiência foi boa e não demorou muito para se aventurar no triatlo aos 8 anos, se tornando campeã brasileira da categoria em apenas três meses.
Nos Jogos da Juventude 2024, ela também competirá no triatlo, no dia 18 de novembro. Antes disso, fecha a participação no ciclismo na prova de estrada, que acontece neste sábado (16).
*Com informações do Comitê Olímpico do Brasil (COB)