Os Jogos da Juventude de João Pessoa já conhece seus primeiros campeões. Na última quarta-feira (13), o evento organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), distribuiu as primeiras medalhas no Centro de Convenções da capital paraibana. Atletas do Norte e do Nordeste dominaram a prova de potência máxima do ciclismo, marcando presença na maioria dos pódios.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Na prova de potência máxima, os ciclistas fazem um sprint de 6 segundos para atingir a maior potência na pedalada. O Distrito Federal foi o único fora da região Norte e Nordeste que teve representante entre os medalhistas. Os demais vencedores do primeiro dia do evento são do Pará, Tocantins, Piauí, Roraima e Rondônia.
Campeões
Diretamente de Paragominas, no interior do Pará, Inácio Gabriel Almeida Luz se sagrou campeão na disputa masculina. No feminino, Alissya Mourão Andrade, de Boa Vista, em Roraima, inaugurou o lugar mais alto do pódio da competição feminina em João Pessoa. Além dos ouros, ambos bateram o recorde da prova, atingindo 1974 watts (W) e 1594 W de potência.
- Botas, time de Damiris, joga mal e perde na Liga Turca
- Mateus Nunes vence prova no C1 1000 no Uruguai
- Projeto Jovens Talentos se reúne para treinos em São Paulo
- Brasil conquista a prata na Copa Fundadores, na Colômbia
- João Fonseca vence Landaluce e encaminha vaga no Next Gen
“Eu prometi que levaria o ouro para casa e consegui. Não fiquei nervoso, eu vim focado para medalhar e foi a melhor coisa que me aconteceu. Hoje, me vejo inspirando outras pessoas”, comemorou o paraense Inácio Gabriel em entrevista ao COB. Ele está na terceira participação dos Jogos da Juventude e soma a outros sete títulos nacionais, contando as edições anteriores da mesma competição e a Copa Norte e Nordeste
“É a minha quarta participação na competição. Em 2023, eu ganhei a medalha de prata na prova de velocidade e, agora, não esperava levar o ouro, mas é sempre uma emoção muito grande medalhar”, comentou Alissya. A atleta de Boa Vista começou no ciclismo aos 8 anos para acompanhar o pai, que praticava corrida de rua. Em pouco tempo, o pai também aderiu ao ciclismo para acompanhar a filha nos treinos e tomou gosto pela modalidade.
Resultados do ciclismo
Masculina individual
- Ouro: Inácio Gabriel Almeida Luz-Pará (1974 watts)
- Prata: Josué Teixeira Feitosa Júnior-Tocantins (1612 watts)
- Bronze: Antônio Kaio Cavalcante Ferreira-Piauí (1609 watts)
Feminino individual
- Ouro: Alissya Mourão Andrade-Roraima (1594 watts)
- Prata: Gracyanne Mesquita Barros-Rondônia (1377 watts)
- Bronze: Ana Nikely Martins Guedes-Distrito Federal (1210 watts)
Duplas mistas
- Ouro: Pará – Inácio Gabriel Almeida Luz e Bianca Walléria Meireles Fernandes (2918 watts)
- Prata: Roraima – David BArros de Almeida e Alissya Mourão Andrade (2897 watts)
- Bronze: Piauí – Antônio Kaio Cavalcante Ferreira e Andreia Monteiro Marques (2697 watts)
Cerimônia de Abertura
Além das primeiras medalhas, os Jogos da Juventude também contou com sua cerimônia de abertura na última quarta-feira. Campeã olímpica em Paris 2024, a judoca Beatriz Souza acendeu a pira da competição e empolgou o público no belo Teatro Pedra do Reino, do mesmo Centro de Convenções.
Os competidores também vão poder ver de perto e se inspirar em outras estrelas brasileiras de Paris-2024. A bicampeã olímpica Rebeca Andrade, da ginástica artística, o vice-campeã olímpico Caio Bonfim, da marcha atlética, e o medalhista olímpico de bronze, Edival Pontes, o Netinho, do taekwondo, são nomes no evento. Paraibano de João Pessoa, Netinho foi o responsável por entregar a tocha para a judoca de ouro acender a pira na cerimônia de abertura.
*Com informações do Comitê Olímpico do Brasil (COB)
Você deve estar logado para postar uma comentário Login