A proposta de privatização do Complexo Esportivo do Ibirapuera, que foi colocado à disposição da iniciativa privada pelo governo do estado de São Paulo, será alvo de uma manifestação nesta terça-feira. O ato foi convocado pelos deputados estaduais Luiz Fernando Teixeira e Alencar Santana e pretende reunir atletas, técnicos, professores, alunos, representantes de entidades esportivas e parlamentares.
+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar
+ Curta a página do blog Laguna Olímpico no Facebook
+ O blog também está no Instagram. Clique e siga
A manifestação está marcada para começar às 17h, na avenida Manoel da Nóbrega, 1361, em frente à entrada do Ginásio do Ibirapuera.
A mobilização foi convocada após realização de audiência pública em outubro, quando o tema foi debatido. O ato conta com apoio de federações e confederações esportivas. Alguns atletas olímpicos já confirmaram presença, como o ex-judoca e medalhista Henrique Guimarães, além de Ana Claudia Lemos, Sandro Viana e Fabiana Moraes.
Em julho, o governador Geraldo Alckmin lançou o edital para conceder o complexo esportivo à iniciativa, por 30 anos, prevendo até mesmo parte da demolição das instalações. No total, o Complexo do Ibirapuera tem 110 mil m², onde estão o Ginásio do Ibirapuera, Estádio Ícaro de Castro de Melo, o Conjunto Aquático Caio Pompeu de Toledo, o Ginásio Mauro Pinheiro e o Palácio do Judô.
Como foi dito por aqui no final de agosto, quando as primeiras manifestações contrárias apareceram, não se trata de ser contra as privatizações. Mas é preciso ter cuidado com a preservação de parte importante da história do esporte brasileiro. Fiscalizar com lupa gigante os próximos movimentos desta situação é mais do que necessário.
VEJA TAMBÉM:
+ Privatização do Ibirapuera pede moderação
+ A reconstrução do basquete brasileiro será pior do que se imaginava
+ Tristeza olímpica no velódromo