Edição que terá o maior número de modalidades (22) concedendo vagas para a Olimpíada de Tóquio-2020, o Pan-Americano de Lima-2019 terá uma tropa de “embaixadores” de nível olímpico. Nesta sexta-feira (21), a Panam Sports, entidade que comanda o esporte olímpico das Américas, divulgou de forma oficial o seu “time oficial” para o Pan.
+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar
+ Curta a página do blog Laguna Olímpico no Facebook
+ O blog também está no Instagram. Clique e siga
E a lista destes embaixadores foi caprichada. Alguns dos maiores atletas em suas modalidades nas Américas estão representados nesta relação. Dos dez escolhidos, nove estarão competindo em Lima, daqui a exatos 34 dias, quando ocorrerá a abertura dos Jogos.
São 12 medalhas de ouro olímpicas, 15 campeões pan-americanos e 28 títulos mundiais representados na lista da Panam Sports. Convenhamos, uma turma de peso.
Entre os escolhidos, um deles é brasileiro. O ginasta Arthur Zanetti, campeão olímpico em Londres-2012, prata na Rio-2016 e campeão mundial em 2013 na prova das argolas, está entre os “embaixadores”.
Segundo diz o comunicado da Panam Sports, os dez atletas escolhidos “representam os valores do movimento olímpico das Américas e estão chegando à capital peruana com seus próprios sonhos de grandeza”. A entidade espera que eles possam inspirar os quase 7 mil atletas que estarão representando 41 países, em 39 modalidades esportivas.
Dos dez embaixadores, apenas um não estará competindo no Pan-2019. O experiente mexicano Rommel Pacheco, tricampeão pan-americano (plataforma 10 m e trampolim 3 m) de saltos ornamentais, teve problemas com a federação mexicana de esportes aquáticos e não estará em Lima.
Os demais integrantes da lista dos eleitos pela Panam Sports são os seguintes:
- Mariana Pajon (COL) – Ciclismo BMX
- Yulimas Rojas (VEN) – Atletismo/Salto triplo
- Nathan Adrian (EUA) – Natação
- Briana Williams (JAM) – Atletismo/100 e 200 m
- Alexandra Grande (PER) – Caratê
- Paula Pareto (ARG) – Judô
- Luisito Pie (DOM) – Taekwondo
- Mijian López (CUB) – Wrestling
VEJA TAMBÉM:
+ Com atletismo, Brasil chega a 479 atletas no Pan de Lima-2019
+ Confira o calendário completo de provas do Pan de Lima
+ Veja os esportes do Pan de Lima que dão vaga para Tóquio-2020
+ Panam Sports fará estreia de canal de streaming na cerimônia da tocha do Pan