Depois da polêmica das vaias na final do salto com vara na Rio-2016, o brasileiro Thiago Braz começou bem a temporada 2017. Em seu primeiro confronto com o francês Renaud Lavillenie, Braz venceu um meeting indoor (pista coberta) realizado em Rouen, na França, neste sábado. O francês ficou apenas em sétimo lugar.
A maior atração da quinta edição do Meeting Indoor Perche Elite Tour era o confronto entre os dois rivais. Nos Jogos Olímpicos Rio-2016, Thiago Braz conquistou a medalha de ouro de forma espetacular, surpreendendo o francês quando saltou 6,03 m, quando Lavillenie estava bem perto da vitória. O francês reclamou muito das vaias da torcida brasileira no Estádio Olímpico Nilton Santos, o Engenhão, chegando até a comparar com a atitude da torcida nazista com o americano Jesse Owens na Olimpíada de Berlim-1936.
VEJA MAIS SOBRE THIAGO BRAZ
+ Thiago Braz sonha com voos mais altos
+ Os melhores momentos olímpicos de 2016
+ Todas as medalhas do atletismo do Brasil na história das Olimpíadas
Depois, retratou-se, mas a desculpa não evitou que levasse uma vaia ainda maior no dia seguinte, durante a cerimônia de entrega das medalhas. O francês chegou a chorar no pódio e foi consolado pelo brasileiro.
Neste sábado, Thiago Braz venceu a prova ao saltar 5,86 m, deixando para trás o grego Konstantinos Filippidis, que chegou a 5,78 m. Em terceiro ficou o francês Kevin Menaldo, também com 5,78 m, mas que ficou atrás do grego no desempate. O brasileiro ainda buscou bater o seu recorde sul-americano indoor na prova, mas errou as três tentativas em 5,94 m (a marca atual é de 5,93 m).
Lavillenie, que está se recuperando de uma lesão, começou a prova saltando 5,20 m, passou com dificuldade em 5, 50 m e errou os três saltos em 5,60 m, terminando na sétima posição.
O brasileiro agora irá competir no próximo domingo (5/2), em Clemont-Ferrand, também na França. No dia 10, ele encerra o ciclo de competições indoor em Berlim, na Alemanha.