8 5
Siga o OTD

Santiago 2023

‘É factível’, diz técnico do hóquei sobre vaga em cima dos EUA

Seleção pega os Estados Unidos na última rodada da fase de classificação em disputa direta por uma vaga entre os quatro melhores dos Jogos Pan-Americanos de Santiago

Brasil hóquei sobre a grama EUA pan Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 Canadá
(Felipe Poga/Santiago 2023 vía Photosport)

Santiago – Brasil e Estados Unidos se enfrentam na tarde deste domingo (28), às 17h, numa disputa direta pela vaga entre os semifinalistas do hóquei sobre a grama dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. Apesar de entender o favoritismo da equipe dos EUA, o técnico da seleção Cláudio Rocha não eleva a tarefa para o nível de impossível. As razões estão na própria campanha do Pan, mais especificamente na partida de estreia que a equipe fez contra o Canadá.

“É factível. O Canadá, historicamente e pelo ranking, é a segunda força das Américas e fizemos um jogo bom. Poderíamos ter empatado se aproveitássemos um pouco mais o córner. Contra os Estados Unidos é parecido. Creio que está um degrau abaixo do Canadá, então é ‘jogável’. Eles são favoritos, têm mais rodagem, mais experiência nesse tipo de campeonato, mas temos chances de passar para a próxima fase”, afirmou Cláudio Rocha, logo após a vitória brasileira sobre Trinidad e Tobago pela segunda rodada da fase de classificação.

“Começamos muito bem (contra Trinidad e Tobago) e fizemos o que tínhamos planejado, conseguimos surpreender nos primeiros minutos e abrir 2 a 0. Só que a gente baixou de intensidade e entrou no jogo deles, de muito ida e volta, ida e volta. Deixamos o jogo um pouco instável. Quando fez 2 a 1, o time descontrolou um pouco defensivamente, mas conseguimos chegar. Temos de dar uma melhorada por conta dos Estados Unidos. Estamos com o mesmo número de pontos deles, mas passam dois.”

Brasil hóquei sobre a grama EUA pan Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 Canadá
(Felipe Poga/Santiago 2023 vía Photosport)

Cabeça a cabeça

A seleção brasileira de hóquei sobre a grama está no Grupo B e ocupa a terceira colocação, com três pontos. Somente os dois melhores avançam para as semifinais, com os dois melhores do Grupo A. O Canadá venceu as dois primeiras, soma seis pontos e já está com vaga garantida entre os quatro melhores do Pan. Os Estados Unidos e o Brasil têm três pontos cada, ambos por vitórias sobre Trinidad e Tobago, mas os EUA levam vantagem no saldo de gols. Daí a necessidade de os brasileiros derrotarem os estadunidenses. Trinidad e Tobago tem zero ponto e está eliminado. No Grupo A, também após duas rodadas, a Argentina lidera com seis, Chile e México têm três cada e o eliminado Peru está zerado.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

“Teoricamente é para ser a quinta força das Américas, mas nosso objetivo é ficar entre os quatro. Depois do jogo contra o Canadá e a vitória hoje, é uma situação factível. É difícil? Pra caramba, mas temos condições”, completa Cláudio Rocha, projetando o duelo direto contra os EUA pela vaga na semifinal do hóquei sobre a grama do Pan de Santiago.

Reforço estrangeiro

A seleção tem cinco jogadores com fortes ligações com países estrangeiros. Yuri van der Heijden e Patrik van der Heijden têm dupla nacionalidade por serem filhos de mãe brasileira e pai holandês. Adam Imer e Joaquín Lopez são australiano e argentino, pela ordem, ambos casados com brasileiras. E Stéphane Vehrle-Smith é nascido em Recife e adotado por mãe francesa e pai inglês. “Tem um pessoal no Brasil, que treina em seus estados, jogam os campeonatos, e o pessoal que mora e joga fora. Então fizemos um período de treinamentos aqui no Chile em maio e junho, por 22 dias, e em agosto passamos 12 dias na Holanda. Todos juntos”. O grupo chegou no Chile no dia 10 de outubro.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Santiago 2023