Foi suado, foi sofrido e foi nas cobranças alternadas. Mas o Desterro venceu o Germania por 4 a 1 no shoot-out e sagrou-se campeão brasileiro de Hóquei sobre a grama. O título que veio no Parque Olímpico de Deodoro, no Rio de Janeiro, é o oitavo da história do time de Santa Catarina. Em outro duelo entre catarinenses e cariocas, o Florianópolis superou o Rio Hockey e ficou com o terceiro lugar.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Primordialmente, domingo é dia de decisão de campeonato e neste dia 15 não foi diferente. Dois jogos encerram a temporada do Campeonato Brasileiro feminino. Assim, as equipes que venceram as semifinais ontem, entraram novamente na grama azul para medir forças e conhecer o campeão de 2023. No tempo regulamentar, Desterro e Germania empataram em 0 a 0, com alguns short-corner desperdiçados dos dois lados. Claramente a tensão na busca pelo título tornou a partida mais truncada e com atenção redobrada na defesa.
- Warriors vencem Hawks e assumem a liderença no Oeste
- Sporting, de Edy Oliveira, vence o PSG pela Champions League
- Oito brasileiros chegam nas semis do Pan-Americano de escalada
- Brasil atropela Venezuela na estreia da Copa Pan-Am
- Zebra na Superliga: Goiás bate o Praia Clube por 3 a 2
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Dessa forma, a grande final teve seu desfecho nos chamados shoot-out, uma espécie de pênalti que as jogadoras têm oito segundos para conduzir a bola e definir a jogada. É mano a mano contra a goleira adversária e pode tentar mais de um arremate caso tenha rebote. Portanto, foi um duelo de duas equipes que terminaram a competição invictas. O Germania vinha de uma campanha 100% de aproveitamento, vencendo todas as partidas, enquanto o Desterro não sofreu um gol sequer.
As cobranças
O Desterro abriu as cobranças de shoot-out com Duda, que fintou a goleia Fabi e empurrou para o gol vazio. Mercedes errou a primeira cobrança do Germânia, deixando o time adversário em vantagem. Gimenez driblou pelo mesmo lado de Duda e entrou com bola e tudo para colocar 2 a 0 para o Desterro. Cami partiu para descontar, bateu a primeira, a goleira Carol defendeu, porém a atacante desperdiçou o rebote.
Maiara manteve a mesma estratégia para fazer o terceiro gol do Desterro, driblando pelo lado esquerdo da goleira Fabi. Giu finalmente conseguiu vazar a goleira Carol em um bonito giro dentro da área e descontou para 3 a 1. Laiana foi a jogadora que teve a frieza para finalizar as cobranças e dar o título para o Desterro. Arrematou sem a necessidade do drible e superou a goleira oposta. Foi cobrar e sair para o abraço.
Decisão de terceiro lugar
Anteriormente à final, Florianópolis e Rio Hockey definiram quem ficaria com o bronze na competição feminina. A equipe carioca abriu o placar, mas não sustentou e sofreu a virada nos momentos finais da partida. O gol do Rio Hockey saiu no terceiro quarto de partida. Em jogada ensaiada, a cobrança de short-corner foi para a segunda trave e Evelyn desviou para abrir o marcador.
Desse modo, a virada veio no último quarto da partida, após o Rio Hóquei adotar uma postura defensiva. Florianópolis fez uma pressão grande, penetrou na área pelo lado direito do ataque e o cruzamento encontrou Victoria sozinha para empurrar a bola e empatar o duelo. O castigo veio no minuto final com uma jogada ensaiada de short-corner, que Laís ficou livre para completar e anotar o gol da vitória catarinense.