Um domingo de sol no Rio de Janeiro não foi sinônimo de praia, mas sim de hóquei de alto no nível nos campos da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ. Os jogos de hoje(27), válidos pelas quartas de final do Campeonato Brasileiro de Hóquei Masculino, trouxeram um pouco de tudo ao torneio.
Na primeira partida, duelo paulistano entre Macau e Interlagos. Um confronto tático e estudado, sem muitas oportunidades acabou se definindo em uma cobrança de pênalti convertida por Augusto “França” de Paula que carimbou o Macau nas semis. A rivalidade se mostrou apenas durante os 60 minutos, já que as equipes demonstraram um sentimento de união tirando uma foto juntos ao final da partida e nas declarações do pós-jogo.
A segunda partida tinha todos os ingredientes para um bom jogo. De um lado, o Florianópolis, quatro títulos nacionais e vencedor da última edição do torneio, de outro, o Carioca, tricampeão brasileiro de hóquei e vice de 2015. Em campo, cinco jogadores olímpicos e vários com passagem pela seleção. Toda essa expectativa se converteu em realidade num jogo que lidera a disputa de melhor da competição até o momento.
O carioca abriu o placar com Matheus Borges logo aos 4′ do primeiro tempo. No segundo tempo, a virada do Floripa ocorreu em menos de dois minutos, com Lucas Paixão e Fábio Daux. Terceiro período, outra virada: Matheus marca mais duas vezes e põe o Carioca novamente na frente no placar. Mas a equipe do Rio sofre mais um revés com a dupla de ataque Lucas e Fábio marcando outra vez cada um e dando números finais ao confronto. 4 a 3 para os catarinenses que pegam outra equipe carioca nas semis: Sociedade Germânia.
Na parte da tarde, outro confronto entre Rio de Janeiro e Santa Catarina pelas quartas-de-final do Brasileiro de hóquei. Desta vez com Rio Hockey e Desterro. A equipe florianopolitana abriu o placar com Bryan Froelich, talento da base que esse ano ingressou na equipe adulta. Porém, o Desterro ficou por aí. Três gols da equipe alviverde carioca (aos 10′, com Carlos Junior, aos 35′ e 37′, com Bruno Mendonça) selaram o destino do jogo e o passaporte do Rio Hockey para as semis. A equipe enfrenta o também alviverde Macau por uma sonhada vaga na final. Ambos os times não possuem nenhum título nacional e vão em busca do troféu inédito.
Para terminar os confrontos do domingo, a equipe do Germânia impôs sua superioridade sobre o Província de São Pedro aplicando a maior goleada do campeonato. O argentino Willy Schickendantz marcou 7 e disparou na artilharia com 15 gols no total. A equipe tem agora pela frente o atual campeão Florianópolis e precisa provar que está mesmo imbatível se quiser conquistar o hepta.
Os confrontos de semifinal acontecem no dia 10 de dezembro, a partir das 14 horas, nos campos de hóquei da EEFD-UFRJ. No dia 11, saberemos o grande campeão da edição de 2016 do Campeonato Brasileiro de Hóquei Masculino.