A seleção brasileira masculina de Hóquei sobre a grama garantiu o quinto lugar na Copa Pan-Americana da categoria neste sábado (12), ao derrotar o Chile por 4×2 nas penalidades após empate em 2×2 no tempo regulamentar.
O Brasil abriu o placar aos 10 minutos com Joaquin Lopez, mas o Chile empatou aos 20 com Martin Rodriguez. Aos 37, Lucas Paixão colocou os brasileiros em vantagem mais uma vez, mas Rodriguez empatou de novo quando faltavam nove minutos para o fim do jogo.
Nas penalidades Matheus Borges, Adam Imer e Yuri van der Heiden converteram para o Brasil, com Patrick van der Heiden desperdiçando. Porém, o goleiro Rodrigo Faustino salvou as cobranças de Andrés Pizarro e Mathias Esparza, deixando para Lucas Paixão a responsabilidade de converter a última cobrança. O brasileiro não decepcionou e sacramentou a quinta posição do país no campeonato.
Brasil na Primeira Fase
Na primeira fase, o Brasil somou apenas três dos nove pontos que disputou. Na estreia, a equipe derrotou o México por 3 a 1 com gols de Joaquin López, Stephane Smith e Lucas Paixão. Na segunda rodada, o time foi derrotado pelo Canadá por 2 a 0.
Na terceira rodada, a Seleção Brasileira precisava apenas de um empate para se classificar para a semifinal da Copa Pan-Americana de hóquei sobre a grama, mas acabou derrotada por Trinidad & Tobago por 2 a 1 e terminou o Grupo B da competição na terceira colocação com uma vitória e duas derrotas.
Depois do primeiro quarto ter terminado empatado em 0 a 0, Trinidad & Tobago abriu o placar quatro minutos antes do intervalo com um gol marcado por Marcus Pascal. O Brasil empatou aos 11 minutos do terceiro período numa cobrança de penalidade que Bruno Sousa mandou para a rede. O resultado de 1 a 1 classificaria a Seleção Brasileira para a semifinal, mas, aos quatro minutos do último tempo, Teague Marcano fez 2 a 1 para os caribenhos. Nos 11 minutos restantes, o Brasil tentou a todo custo o empate, mas não conseguiu.