Depois de ficar em 12º. lugar no primeiro dia da final da Copa das Nações, em Barcelona, e ficar de fora da decisão do torneio, a equipe brasileira disputou neste domingo a Challenge Cup, disputada entre os países que não conseguiram a classificação entre os oito melhores.
Com Marlon Zanotelli zerando o percurso, Stephan Barcha cometendo uma única falta e Karina Johanpetter comentendo uma falta e sendo penalizada em dois pontos por ter estourado o tempo, o Brasil somou dez ao todo e terminou em terceiro na Challenge Cup. Com 11 pontos perdidos, Felipe Amaral teve a sua participação descartada neste sábado.
O título da Challenge Cup ficou com a Alemanha, que somou apenas cinco pontos perdidos, após as apresentações de Phillip Weishaupt e Marcus Ehning, que zeraram o percurso, e Maurice Tebbel, que somou os cinco pontos perdidos pelos alemães. Com nove pontos perdidos, os Estados Unidos ficaram em segundo lugar.
A decisão do título da etapa final da Copa das Nações de hipismo será disputada neste domingo entre França, Suíça, Irlanda, Suécia, Bélgica, Holanda, Áustria e Itália, que foram os oito países que se classificaram após o primeiro dia de competição.