O Concurso de Salto Nacional Copa Chevaux, que aconteceu em Campinas, definiu os últimos classificados para o Sul-Americano da Juventude de Hipismo
Entre 16 e 19/8, a última seletiva rumo ao Sul-Americano da Juventude movimentou o Concurso de Salto Nacional Copa Chevaux no Haras Albar, em Campinas, no interior paulista. Esse ano, o Sul-americano da Juventude acontece em Las Condes, no Chile, entre 29/10 e 4/11. O Brasil deve ser representando com duas equipes (quatro titulares e um reserva) nas categorias Pré-Mirim (11 a 13 anos), a 1.10 metro, Mirim (12 a 14 anos), 1.20 metro, Pré-Junior (14 a 16 anos), 1.30 metro, e Junior (14 anos a 18 anos), 1.40 metro, e Young Riders (16 a 21 anos), a 1.45 metro.
Para os jovens talentos candidatos a uma vaga a participação no Campeonato Brasileiro Pré-mirim, Mirim, Pré-junior e Junior no Clube Hípico de Santo Amaro e Brasileiro de Young Riders na Sociedade Hípica Paranaense, ambos em julho, foi obrigatória. Em todas as categorias – exceto Young Riders – foram realizadas outras três seletivas. A última no Haras Albar seria antes dos Campeonatos Brasileiros, mas devido à greve dos caminhoneiros em maio acabou transferida. O campeão, vice-campeão e o 3º lugar do Campeonato Brasileiro Pré-mirim, Mirim, Pré-junior, Junior e Young Riders estão automaticamente convocados para o Sul-Americano, desde que tenham disputado duas outras seletivas. Já o campeão, vice-campeão e o 3º lugar da classificação final do ranking seletivo também estão convocados e as demais vagas serão preenchidas por indicação da comissão técnica formada por Caio Sérgio de Carvalho, coordenador das categorias de base, Pedro Paulo Lacerda, diretor de Salto da CBH, ao lado de André Giovanini, Artemus de Almeida, José Cabral Neto, Lucia Alegria Simões e Mariana Cassettari.
A exemplo das demais etapas seletivas antes do Brasileiro, no Haras Albar também foram definidos os campeões na classificação geral (soma do resultados das três provas). Na categoria Junior, o paulista Thales Gabriel de Lima Marino, que recém retornou às pista, garantiu o topo do pódio com Deauville totalizando 9 pontos perdidos.
Na categoria Pré-junior, o pernambucano João Pedro de Almeida Chaves com Cuantica Loar foi o campeão com três primeiros lugares.
Entre os Mirins, três conjuntos chegaram zerados após a terceira prova e após desempate o gaúcho Antonio Johannpeter Cirne Lima com SL Ordeiro sagrou-se campeão.
Na categoria Pré-mirim também teve desempate para definição do pódio com vitória para a amazona do interior paulista Camila Junqueira Ribeiro de Mendonça apresentando Premix Zafira Utopia.
O computo geral do processo seletivo será divulgado em breve pela Confederação Brasileira de Hipismo. A nata jovem do hipismo do brasileiro é recordista de medalhas em Campeonatos Sul-americanos.
Junior – 15 conjuntos
1º Thales Gabriel de Lima Marino / Deauville – FPH – 9 pontos perdidos (pp)
2º Laura Bosquirolli Tigre / Fleur de Vauxelles – FGEE – 11,24 pp
3º André Fonseca Moura / Blitz M – FHMG – 12,88 pp
Pré-junior – 17 conjuntos
1º João Pedro de Almeida Chaves / Cuantica Loar – FEP – 0 pp
2º Monique Hubner Busato / Berlin H – FPrH – 0.37 pp
3º Helena Malucelli Egoroff / Bo PME – FPH – 4,61 pp
Mirim – 26 conjuntos
1º Antonio Johannpeter Cirne Lima / SL Ordeiro – FGEE – 0 pp – 0/30s78
2º Lara Ozores de Souza / SL Ilustre – FAMH – 0 pp – 0/34s24
3º Luiz Eduardo Requião Strutz / Graf Lena RI – FPrH – 0 pp – 0/35s44
Pré-mirim – 11 conjuntos
1º Camila Junqueira Ribeiro de Mendonça / Premix Zafira Utopia – FPH – 0 pp – 0/32s90
2º Henrique Dias Renno Silva / Oracle Tok – FHMG – 0 pp – 0/34s01
3º Julia Lacombe Reche / Darla RCLI – FPH – 0 pp – 0/35s50