A semana que terminou foi recheada de conquistas para o hipismo brasileiro. Bernardo Alves (foto) foi campeão na Bélgica, Marlon Zanotelli vice em Portugal e Pedro Veniss terceiro na Espanha. Para completar, foi definida a equipe do país que vai disputar na sexta-feia a Copa das Nações 4* do Winter Equestrian Festival (Festival de Inverno de Hipismo) com Eduardo Menezes, Yuri Mansur, Pedro Muylaert e Luiz Francisco de Azevedo. José Roberto Reynoso e Paulo Stewart são os reservas.
A equipe brasileira vai tentar manter nos Estados Unidos a sequência de bons resultados do hipismo brasileiro. Na Bélgica, o cavaleiro olímpico e medalhista pan-americano Bernardo Alves foi campeão geral da Animo Cup. Ele alcançou 229 pontos após quatro etapas. Na última, a grande final, a vitória foi do belga Sam Polleunis com Holiday foi o vencedor do GP, a 1.40 metro, sem faltas em 37s28, seguido pelo australiano Philip Lever com Jiggly, que zerou em 38s52. Bernardo habilitou duas montarias ao desempate e seu melhor resultado foi Crack´Elle, um derrube, 40s31, fechando em 9º lugar. Outro brasileiro Eduardo Filizola com Crack ´Elle foi 8º, uma falta, 39s34.
Em Portugal, o cavaleiro maranhense Marlon Zanotelli ficou em segundo lugar no GP a 1.50m do CSI3* de Vilamoura. Com Sirene de La Motte, o brasileiro garantiu um duplo zero com o tempo de 46s07 no desempate. O vencedor foi o francês Mathieu Billot / Ilena S, sem faltas em 44s01, e o terceiro lugar ficou com o conjunto japonês Taizo Sugitani com pista limpa em 48s55. O GP teve a participação de 44 cavaleiros que saltaram o percurso elaborado pelo britânico Bob Ellis, responsável pelas provas dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, dos quais nove foram para o desempate. A prova contou como qualificatória para os Jogos Equestres Mundiais de 2018, em Tryon, nos EUA.
Para completar, na última quinta-feira, o cavaleiro olímpico e medalhista pan-americano brasileiro Pedro Veniss montando Tresor De Varende garantiu o 3º posto na prova Big Tour D, 1.50m, no Circuito Internacional 3* Sunshine Tour, em Vejer de la Frontera, sul da Espanha. Pedro e Tresor De Varende zeraram em 71s73, na disputa direto ao cronômetro que contou com a participação de 69 conjuntos. A vitória foi do irlandês Dermott Lennon, com Loughview Lou Lou, em 68s22, à frente do britânico Matthew Sampson com Roi, em 71s38, ambos com pista limpa.
Na prova do Big Tour C, em 24/2, sexta-feira, Pedro chegou em 4º lugar montando Cheindira, 35s63, sem faltas. A disputa também teve vitória da Irlanda com Bertram Allen apresentando High Valley, sem penalidades em 32s06, superando demais 54 conjuntos O chileno Bernardo Naveillan e Daisy du Grand Moustier foi 2º, e o conjunto britânico Lance Whitehouse e Dior V’Overis Z, 3º, ambos sem faltas, em 35s20 e 35s47. Entre outras classificações na temporada espanhola, em 17/2, Pedro foi vice a 1.50 metro montando For Felicia.