No primeiro desafio pós Olimpíadas, o cavaleiro de Adestramento João Victor Oliva montando Xamã dos Pinhais voltou às pistas em uma etapa seletiva para Copa do Mundo em Neumünster, na Alemanha, no fim de semana de 18 e 19/02.
Melhor brasileiro da equipe de Adestramento nos Jogos do Rio 2016, o atleta de 21 anos foi o único cavaleira do país na competição. No Grand Prix realizado no sábado (18) o atleta alcançou 67.420% de média final na avaliação de um júri formado por juízes cinco e quatro estrelas. A prova serviu como observatória para formação do time Brasil para os Jogos Sul-americanos de Cochabamba, na Bolívia – onde João planeja defender o bicampeonato individual e por equipe – e para os Jogos Equestres Mundiais da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, eventos programados para 2018.
No domingo (19) João Victor Oliva e Xamã dos Pinhais voltaram à pista no Grand Prix Freestyle – prova com coreografia livre e música – registrando 67.650% na avaliação final dos juízes.
O próximo desafio do cavaleiro do Ilha Verde Team é o Concurso de Dressage Internacional (CDI3*) de Lier, na Bélgica, de 1º a 5 de março, onde volta a competir com Xamã dos Pinhais.