Mais um dia bem sucedido para o Brasil na final do FEI Children´s International Classic, que tem lugar no Guadalajara Country Club, no México. Após a segunda prova qualificatória nesta quinta-feira, 26/1, a amazona brasileira Lys Katherine Park Kang obteve a medalha de bronze por equipes, a 7ª colocação geral e uma vaga na grande final que acontece no sábado, 28/1.
Totalizando 47 pontos, Lys ficou entre os 16 conjuntos – oito mexicanos e oito estrangeiros – que prosseguem para a prova final. A amazona paulista e sua montaria, Coubain S, zeraram a primeira passagem na quinta, cometendo uma falta no desempate em 38s94, terminando no 9º posto.
Lys sorri para a câmera após conquistar a vaga para a final; img: cedida
Outra representante brasileira na competição, Rafaela Dias Mello, cometeu um derrube na primeira passagem montando Iturbe El Fresno e não foi para o desempate. Com 22 pontos, Rafaela ficou em 23º lugar geral e participa da prova Farewell no sábado de manhã, ao lado dos outros 15 conjuntos não classificados.
A vitória neste segundo dia foi do atleta da casa Lorenzo Mills Hegewisch, sem faltas, em 35s03, sobre o dorso de Caruschka. Seguem para a prova final, com desempate, a 1,15 metro de altura e pontuação zerada, os oito mexicanos, a brasileira e jovens talentos do Canadá, Nova Zelândia, Alemanha, Guatemala e Argentina.
A disputa conta com transmissão ao vivo da FEITV no Youtube, a partir das 20h30 de sábado, horário de Brasília. Paralelamente, o Guadalajara Country Club recebe um Concurso Internacional 4*, com uma etapa seletiva da Copa do Mundo.
Disputa por equipes
A segunda competição definiu também as equipes vencedoras. Cada time foi formado por dois atletas locais e dois estrangeiros. Lys e Coubain S comemoraram o bronze ao lado da canadense Jade Fowler / Gemane e dos mexicanos Octavio Delfin Cadena / Darco e Federica Garcia Guzman / Zo True M, com apenas 4 pontos perdidos.
Os campeões sem nenhuma falta foram Carlos Molina Gordillo / Ferry e Mauricio Neumann Priess / Corlinus do México, Emilia Demattei / Raikkonen (Argentina) e Janne Visscher / Enduro (Alemanha).
O vice-campeonato ficou para Simone Nish / Vicky van het Geinsteinde (África do Sul), Sophie Townsend / Conchita (Nova Zelândia) e os anfitriões Cristopher Jardon Serur / Frequent Flyer e Lorenzo Mills Hegewisch / Caruschka, com 4 pontos perdidos.
Histórico brasileiro na competição
Em 2013 a final FEI Children foi em Brasília e teve Brasil no placar com Paulo Roberto Brasileiro de Miranda, medalha de prata e Filipe Baratella Risi, bronze. Em janeiro de 2012, a Final 2011 do Fei Children´s International Jumping foi em Hong Kong e teve como campeã a brasileira Sarah Vasconcellos, também ouro por equipes. Em 2002 a final também foi na capital brasileira e o pódio foi 100% verde amarelo: Maira Machado Pinheiro, ouro, Fabio Genes, prata, Fernando Pasmanick Schilis, bronze. Em 2003, no Canadá, Fabio Genes honrou o Brasil com a medalha ouro.