O sábado, 28/1, no Guadalajara Country Club, México, foi marcado pela decisão do FEI Children´s International Classic, competição entre os melhores cavaleiros do mundo, com idade entre 12 e 14 anos. Os atletas da casa fizeram dobradinha no alto do pódio, a Alemanha ficou com o bronze e a brasileira Lys Katherine Park Kang terminou sua ótima participação na 4ª colocação.
Lys Kang entre a nata jovem do hipismo
Saltaram a prova final, a 1,20 metro, os 16 melhores entre os 32 jovens talentos que iniciaram a competição. Dos 16, apenas quatro zeraram o percurso e voltaram para o desempate ao cronômetro. Carlos Rodolfo Molina Gordillo e Ferry foram os únicos a conseguir o duplo zero, no tempo de 35s20, garantindo o ouro para o México.
Os demais cometeram um derrube cada e o vencedor da segunda prova, Lorenzo Mills Hegewisch com a incrível Caruschka, foi vice-campeão no excelente tempo de 31s68, pelas cores da casa. A representante da Alemanha, Lilli Collee, levou Campanola Chaco ao 3º posto com 35s57.
Também com um derrube em 36s55, Lys Kang e Coubain S finalizaram sua participação na 4ª colocação entre os melhores do mundo. A amazona brasileira Rafaela Dias Mello saltou a prova Farewell com Iturbe El Fresno, ficando na 11ª colocação com uma falta. Na quinta-feira, 26/1, Lys já tinha conquistado o bronze por equipes.
Lys celebra a conquista do 4º lugar com seu instrutor Everaldo Mendes, o Careca
Paralelamente, o Guadalajara Country Club recebe um Concurso Internacional 4* até o domingo, 29, com uma etapa seletiva da Copa do Mundo.
Histórico brasileiro na competição
Em 2013 a final FEI Children foi em Brasília e teve Brasil no placar com Paulo Roberto Brasileiro de Miranda, medalha de prata e Filipe Baratella Risi, bronze. Em janeiro de 2012, a Final 2011 do Fei Children´s International Jumping foi em Hong Kong e teve como campeã a brasileira Sarah Vasconcellos, também ouro por equipes. Em 2002 a final também foi na capital brasileira e o pódio foi 100% verde amarelo: Maira Machado Pinheiro, ouro, Fabio Genes, prata, Fernando Pasmanick Schilis, bronze. Em 2003, no Canadá, Fabio Genes honrou o Brasil com a medalha ouro.