Versailles – O Brasil fez a estreia no hipismo adestramento nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024. No Château de Versailles, a oeste de Paris, Sérgio Oliva competiu no evento individual grau I e terminou na 16ª posição.
+Gostou do estilo dos atletas? Clique aqui e compre os uniformes do Brasil de Paris-2024
A competição teve 22 conjuntos competindo. Sergio Oliva, medalhista paralímpico na Rio-2016, foi o último cavaleiro da prova individual a se apresentar. Com a montaria Milenium, o brasileiro teve índice de 66.667%. Com isso, terminou na 16ª posição geral.
- Warriors vencem Hawks e assumem a liderença no Oeste
- Sporting, de Edy Oliveira, vence o PSG pela Champions League
- Oito brasileiros chegam nas semis do Pan-Americano de escalada
- Brasil atropela Venezuela na estreia da Copa Pan-Am
- Zebra na Superliga: Goiás bate o Praia Clube por 3 a 2
Sérgio Oliva já viveu e treinou na França, então competir no Château de Versailles foi gratificante para o cavaleiro. “Eu estou feliz de estar aqui nesse palco, porque essa aqui é a minha segunda casa, para mim como experiência, porque eu morei aqui na França um tempo, então para mim é um privilégio”, contou após a finalização da prova.
Em entrevista exclusiva ao Olimpíada Todo Dia, o atleta confessou que queria ter ido melhor na competição. “Acho que poderia ser um pouco maior, mas a gente fez, eu estou feliz de estar aqui nesse palco, porque essa aqui é a minha segunda casa. Fiquei em 16º, como resultado individual não é o melhor que eu já tive, mas entrar na Paralimpíada foi bom”, explicou.
Vale lembrar que no hipismo adestramento paralímpico, assim como na competição convencional, é disputada por homens e mulheres juntos, sem distinção de gênero. O ouro ficou com o austríaco Rihards Snikus, com a montaria King of The Dance. A prata foi para a americana Roxanne Trunnell, com o Fan Tastico H. A italiana Sara Morganti fechou o pódio.
Riskalla tenta segunda medalha em Paralimpíadas
O Brasil terá mais um cavaleiro competindo no Château de Versailles em Paris-2024 no hipismo adestramento. Rodolpho Riskalla, do grau V, com a montaria Denzel faz sua primeira apresentação já na quarta-feira, 4, a partir de 6h22 (horário de Brasília). Ele será um dos 17 conjuntos inscritos na Paralimpíada e busca chegar no seu segundo pódio, uma vez que foi prata em Tóquio-2020 em sua estreia paralímpica.