O Campeonato Brasileiro Sênior Top tem um campeão inédito. Neste domingo (30), Thiago Rhavy de Sá e Silva, montando Con Chello´s Son JMen, superou quatro adversários que estavam na sua frente, entre eles, o então líder Doda Miranda, e conquistou o título da competição. O cavaleiro brasiliense fez duas voltas quase impecáveis e contou com falhas de seus oponentes para finalizar a prova final, disputada com obstáculos a 1,60m, em primeiro lugar com apenas nove pontos perdidos ao longo do evento, realizado na Sociedade Hípica Paulista, em São Paulo.
“Estamos cumprindo a meta do ano de buscar a vaga na Copa do Mundo 2025. Além de vencer o Brasileiro Senior Top 2024, conseguimos ganhar o GP de Curitiba (válido pela Copa do Mundo), o que é uma alegria enorme e dá força para trabalhar”, contou Thiago Rhavy. “Foi um percurso grande, técnico, com participação de super cavaleiros, alguns são meus ídolos. Isso mostra que a gente não pode errar, os percursos de hoje certamente foram os mais difíceis para gente até hoje”, acrescentou o campeão.
Thiago Rhavy têm objetivos bem definidos para o próximo ciclo olímpico. “Primeiramente a Copa do Mundo 2025 e depois no próximo Mundial, Pan e Olimpíada, espero estar à disposição da equipe brasileira”, concluiu o campeão. A próxima etapa do ranking ocorre no Internacional – CSI-W5* Longines São Paulo Horse Show, o 34º Indoor, na Sociedade Hípica Paulista, entre os dias 20 e 25 de agosto, primeiro grande encontro da elite do esporte no país após os Jogos de Paris 2024.
Da liderança ao vice-campeonato
Doda Miranda chegou ao último dia do Brasileiro Sênior Top na liderança, no entanto, acabou cometendo uma falta (4 pontos) a cada passagem e na segunda delas perdeu o estribo, fator que pode ter colaborado para pequeno excesso de tempo, finalizando o domingo com 10 pontos perdidos, um a mais que o campeão. Esse resultado garantiu ao medalhista olímpico e pentacampeão brasileiro sênior top, que montou DTC Dinozo Un Prince, o vice-campeonato.
- Superliga: Blumenau entra no top-5; Joinville vence e sai da zona
- Brasil bate o Uruguai e se aproxima da vaga à AmeriCup
- Palmeiras abre ampla vantagem na semi da Copa do Brasil sub-20
- Thaísa Daher se diz feliz após a despedida da seleção
- Guilherme Toldo disputa seu primeiro internacional após Paris
Em seguida, na terceira posição, apareceu Felipe Juares de Lima, com Nina Blue M Secco Marathon. O conjunto encerrou o campeonato com 12 pontos. Com esse resultado, depois de cinco de dez etapas do ranking brasileiro sênior top 2024, o cavaleiro se manteve na liderança do ranking Brasileiro Senior Top, agora somando 168 pontos. Thiago Rhavy, que vinha em 4º lugar, assumiu a vice-liderança, com 154 pontos. Por fim, Raphael Machado Leite, quarto no pódio final, subiu do quino para terceiro, com 132.
Resultado final do Brasileiro Sênior Top 2024
- 1º: Thiago Rhavy de Sá e Silva / Com Chello´s Son JMen – 9 pp
- 2º: Doda Miranda / DTC Dinozo um Prince – 10 pp
- 3º Felipe Juares de Lima / Nina Blue M Secco Marathon – 12 pp
- 4º Raphael Machado Leite / Carisma Império Egípcio – 22 pp
- 5º Vitor Dantas de Carvalho / N10 More Than Extra – 25 pp
- 6º Pedro Paulo Onety Cordeiro / Jumanje do Cach – 29 pp
Brasileiro se retira no Canadá
O Brasileiro Sênior Top, que teve Thiago Rhavy como campeão, não foi o único evento com presença de atleta brasileiro neste domingo (30). O cavaleiro Gabriel de Matos Machado esteve entre os inscritos para participar da Copa Pan-Americana de hipismo de saltos, no Canadá. O conjunto, formado por ele e Nyles Van de Mottelhoeve, não chegou a disputar nem o primeiro percurso. Eles se retiraram da competição juntamente com o mexicano Francisco Vegas, que montava Dominante 2000 Z.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Os dois não foram os únicos que não registraram tempo. Além deles, a canadense Tiffany Foster, com Figura, foi eliminada. No evento CSI5* somente oito passaram do primeiro percurso para o derradeiro. O britânico Mateus Sansão, com Daniel, zerou o trajeto inicial assim como os outros classificados, mas não foi o mais rápido. Com 80s79, ele ficou atrás de quatro atletas. Porém, no último encontro, o cavaleiro não teve pontos perdidos e acabou em 40s22, contra 42s53 da estadunidense Elena Haas, com Cláudio.