Pai, mãe e filho competiram juntos nos Emirados Árabes Unidos! Com pai brasileiro e mãe belga, Luiz Felipe de Azevedo Neto, de 19 anos, não só compete pelo Brasil, mas foi o principal destaque da equipe nacional neste fim de semana na Copa do Mundo de Sharjah de Hipismo Saltos. Neste domingo (18), no Grand Prix H.H. Sharjah Ruler Cup, principal prova do evento CSI5*, o jovem atleta foi 12º, enquanto seu pai, Luiz Felipe de Azevedo Filho, ficou em 22º. Já pela Bélgica, Celine de Schoonbroodt de Azevedo, levou a medalha de prata. Ainda pelo Brasil, Luciana Diniz e Mariana Chaves terminaram em 25º e 35º respectivamente.
- Diego Gobbi e Laura Silva campeões brasileiros de 2024
- Arthur Pereira crava oito gols e vence pela Liga Espanhola
- Orlando Luz entra no top 70 após título em Montevidéu
- Cinco brasileiros avançam nos qualis do Challenger de São Paulo
- Rebeca Andrade fará presença nos Jogos da Juventude
Foi um fim de semana de excelentes resultados para Luiz Felipe de Azevedo Neto, que se apresenta como uma das jovens promessas do hipismo brasileiro. No sábado, ele terminou em segundo lugar na principal prova do dia, o CSI5*-W – Sharjah Sports Council Cup, pelo qual faturou um prêmio de 12 mil euros. Ele ficou só atrás do português João Marquilhas.
Ele representa a terceira geração de atletas na família com destaque no hipismo brasileiro. Seu avô é Luiz Felipe de Azevedo, membro da equipe medalhista olímpica do Brasil em Atlanta-1996 e Sydney-2000.
Mãe e filho no desempate pelo principal título do fim-de-semana
Na primeira fase do Grand Prix H.H. Sharjah Ruler Cup, Celine de Schoonbroodt de Azevedo, com Deesse des Embruns, e Luiz Felipe de Azevedo Neto, montando Valentino Massuere, passaram ileso assim como outros 12 atletas. No desempate pelo título, foram oito pontos para Luiz Felipe, que completou em 55s81, garantindo assim um 12º lugar que valeu 1.647 euros para o atleta.
Por outro lado, Celine também zerou e ficou com a prata e 32.940 euros ao completar em 50s70. Os irlandeses Michael Pender e Shane Breen levaram ouro e bronze da disputa que distribuiu 164.700 euros para os 12 primeiros colocados.
Já o pai e esposo, Luiz Felipe de Azevedo Filho, com Sierra du Piedroux Z ficou em 22º lugar, ao acumular quatro pontos e terminar o percurso em 78s02. Outras duas brasileiras participaram do torneio. Luciana Diniz, com Clair de Lune 11, também teve uma falta e quatro pontos perdidos. Ao completar em 78s62, ela terminou em 25º. Já Mariana Chaves cometeu quatro faltas e ainda perdeu dois pontos por tempo. Ela ficou em 35º com 18 pontos.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Luiz Felipe de Azevedo Neto é destaque brasileiro em prova preliminar
A prova preliminar da Copa do Mundo de Sharjah neste domingo (18) foi o UAE Equestrian and Racing Fédération Winning round, também um CSI5*. Luiz Felipe de Azevedo Neto ficou em 15º, enquanto seu pai foi desclassificado e a mãe terminou em quarto lugar. Luciana Diniz e Mariana Chaves não participaram.
Luiz Felipe de Azevedo Neto, com Pandora Boy Z, quase entrou na zona de premiação ao terminar em 15º lugar, com quatro pontos perdidos. Ele completou o trecho em 84s98. Apenas os 12 primeiros dividiram o prêmio de 100 mil euros.
Já seu pai, Luiz Felipe de Azevedo Filho, montando Hoselinde abandonou a prova. Foram 28 atletas que iniciaram, mas 25 terminaram. O irlandês Michael Pender venceu, com David Simpson, também da Irlanda, e Sophie Hinners, da Alemanha, completando o pódio.