Quatro cavaleiros brasileiros entram em ação neste sábado na disputa da Copa das Nações – CSIO4*. Outros oito países também participam da competição.
Neste sábado, o Brasil terá quatro brasileiros na disputa da Copa das Nações – CSIO4*, competição do Winter Equestrian Festival, maior e mais longa competição competição do hipismo mundial com 12 semanas de duração. O time formado por Yuri Mansur/Vitiky, Fabio Leivas/Tosca, Rodrigo Lambre/Velini e Francisco Musa/Catch Me Império Egípcio participam do torneio ao lado das equipes de EUA, Canadá, Grã Bretanha, Irlanda, Chile, Argentina, México e Venezuela.
No dia 18 de fevereiro, o Brasil foi vice-campeão na Copa Nações – CSIO5* LONGINES FEI Jumping Nations Cup™ of the United States of America, em Ocala, na Flórida. A equipe verde amarela contou com Rodrigo Lambre, Yuri Mansur, Felipe Amaral e Fabio Leivas. A vitória foi do Canadá e Irlanda e EUA empataram em 3º lugar.
Para o hipismo mundial, o ano de 2018 tem seu ápice com os Jogos Equestres Mundiais realizados a cada quatro anos e que chegam a sua oitava edição entre 11 e 23 de setembro, em Tryon, Carolina do Norte (EUA). O melhor resultado das equipes do Brasil na competição foram dois quartos lugares: 1994 em Haia, na Holanda e 2010 em Lexington, EUA. Na última edição, na Normandia, França, o Brasil fechou em quinto lugar. Aos 19 anos, em 1998 na Itália, Rodrigo Pessoa foi campeão mundial. A disputa em Copa das Nações e outros GPs de 3*, 4* e 5* no 1º semestre de 2018 faz parte do processo de preparação e observação para formação para equipe brasileira nos Jogos.