O Brasil se garantiu na final por equipes de saltos no Mundial de hipismo, em Herning, na Dinamarca. O time formado por Marlon Zanotelli, Yuri Mansur, Pedro Veniss e Bernardo Alves encerrou a segunda rodada qualificatória na décima colocação, com 17.29 pontos perdidos. A decisão será realizada nesta sexta-feira (12), com as cinco melhores equipes garantindo vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio. No individual, Yuri Mansur zerou o percurso mais uma vez e está na 14ª colocação, ainda na briga pelas medalhas.
+ Isaquias Queiroz conquista ouro no C1 1000m no Pan-Americano de canoagem
Marlon Zanotelli foi o primeiro a entrar em ação. Montando Like a Diamond van het Schaeck, ele derrubou um dos obstáculos e foi penalizado com quatro pontos. Em seguida, foi a vez de Yuri Mansur montando QH Alfons Santo Antonio. Ele zerou o percurso e colocou o Brasil no top-6 da disputa, inserindo o país de vez na briga pela vaga olímpica. Pedro Veniss com a montaria Nimrod de Muze Z foi o terceiro a competir, cometendo também uma penalidade. Bernardo Alves, com Mosito van het Hellehof, se retirou.
Assim, a pontuação de Bernardo foi descartada, assim como aconteceu no primeiro dia. O Brasil somou mais oito pontos e agora tem 17.29, aparecendo em décimo lugar, na última posição de classificados para a final. Apesar da colocação, o país tem apenas quatro pontos de diferença para o quarto colocado, que é a Holanda (13.31). A liderança está com a Suécia, atual campeã olímpica, que zerou o percurso com três conjuntos nesta quinta e tem 3.69.
+ Thiago Fonseca termina em 16º lugar Mundial de hipismo adestramento paralímpico
Rumo a Paris 2024
Os seis primeiros colocados da disputa por equipes do Mundial de hipismo se classificam para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Como a França já tem vaga assegurada por ser país-sede e está no top-5, o sexto colocado está garantindo vaga na Olimpíada. Assim, hoje o último classificado é a Grã-Bretanha, que tem 14.66, menos de três pontos a mais do que o Brasil. A terceira e decisiva rodada será disputada nesta sexta-feira (11), a partir das 16h, no horário de Brasília.
Disputa individual
Pela disputa individual, Yuri Mansur montando QH Alfons Santo Antonio é o melhor conjunto do Brasil, aparecendo em 14º lugar. Ele marcou 3.65 no primeiro dia e zerou o percurso na segunda etapa, nesta quinta. Será realizada mais uma rodada nesta sexta-feira antes da final, que reunirá os 25 melhores conjuntos, a ocorrer no domingo (13).
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Quem está perto da posição de classificação neste momento é Marlon Zanotelli e Like a Diamond van het Schaeck, na 27ª colocação com 6.60. Pedro Veniss e Nimrod de Muze Z aparecem na 30ª posição, marcando 7.04. Bernardo Alves e Mosito van het Hellehof não têm mais chances de classificação. Ao todo, 95 conjuntos seguem na disputa. O líder de momento é o conjunto francês formado por Julien Epaillard e a montaria Caracole de la Roque, com 0.00.