Que dia para o hipismo brasileiro em Montefalco! Bernardo Alves venceu o Jump-Off com obstáculos a 1,50m do CSI4*, com direito a Luiz Felipe de Azevedo em terceiro lugar e Francisco Musa em quinto. Musa, aliás, voltou a triunfar no concurso italiano, em outras duas provas. Eduardo de Menezes ainda faturou um título no CSI3* de Sentower Park, na Bélgica.
Bernardo Alves, montando Mosito van het Hellehof, foi o vencedor do CSI4* após zerar o percurso inicial e marcar 33s97 no jump-off. O italiano Bucci Piergiorgio foi o segundo colocado, com 36s03, enquanto Luiz Felipe de Azevedo, com Hermes van de Vrombautshoeve, foi o terceiro com 36s81. Francisco Musa foi o quinto, montando Carte de Blue PS Marathon, após um toque no jump-off.
Francisco Musa, com Miss Blue Z, voltou a vencer o contrarrelógio com obstáculos a 1,25m do CSIYH de Montefalco, na Itália. O conjunto zerou o percurso e anotou o tempo de 63s34, quase cinco segundos a frente da polonesa Monika Dulczewska, com Light Ivory. Já no contrarrelógio a 1,40m do CSI4*, Musa montou em Jivaro Império Egípcio para vencer com 58s06.
Eduardo de Menezes, montando Calypso des Matis, triunfou no especial de duas fases a 1,40m do CSI3* do Sentower Park, na Bélgica. O conjunto zerou os dois percursos e marcou 27s78 na segunda volta. Numa prova igual a essa, mas com outro patrocinador, também no Sentower Park, André de Miranda, com Gemke, foi o segundo colocado, marcando 28s72.
Quem também foi segundo colocado foi Felipe Amaral, montando Germanico T, no CSI3* de La Touquet, na França. Com obstáculos a 1,50m, o conjunto marcou 45s55 no jump-off. João Victor Castro, montando Dispo Cece, foi o quinto colocado entre 49 participantes, com 47s07 no desempate.
Brasil vai mal na Copa das Nações
Ainda na França, mas no concurso cinco estrelas de La Baule, Yuri Mansur, montando Away Semilly, foi o quarto colocado no contrarrelógio a 1,45m. Ele marcou 62s36 e ficou três segundos atrás do francês Mathieu Billot, com Lord de Muze. No mesmo local, houve a disputa da Copa das Nações por equipes e o Brasil não foi bem.
O time brasileiro, sem Bernardo Alves, foi formado por Marlon Zanotelli, Pedro Veniss, Luiz Francisco de Azevedo e Yuri Mansur, ficou na sétima colocação entre oito equipes na disputa. O Brasil teve 12 pontos de penalidade na primeira rodada e nove na segunda rodada, totalizando 21 segundos de punição. A Bélgica foi a vencedora, com apenas oito pontos de penalidade.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Nenhum dos quatro conjuntos brasileiros zerou as duas voltas. Marlon Zanotelli montando VDL Edgar M foi o mais rápido entre todos os cavaleiros na primeira rodada, marcando 69s90. No entanto, teve dois toqueS nos obstáculos na segunda volta (descartado). Yuri Mansur, com QH Alfons Santo Antonio, teve desempenho invertido: foi penalizado com oito segundos na primeira rodada e zerou na sequência.
Pedro Veniss e Nimrod de Muse Z tiveram um toque em cada rodada, enquanto Luiz Francisco de Azevedo e O meu caminho foram eliminados na abertura e penalizados com quatro segundos por um toque no obstáculo mais um segundo por estourar o tempo-limite da pista. A equipe ficou a frente apenas da Suécia, que não teve descarte.