Não teve para mais ninguém no segundo dia de provas na pista Roberto Marinho. O cavaleiro olímpico do Brasil e cria da casa, Stephan Barcha, voou baixo na pista nesta sexta-feira, 30/11, e foi o mais rápido dos 25 conjuntos que voltaram para a segunda volta da prova, a 1.40 metro, principal da série internacional do 40º GP de Hipismo Cidade do Rio de Janeiro, na Sociedade Hípica Brasileira.
O desempate, além de muito disputado até o final, teve direito a duelo de cavaleiros olímpicos. José Roberto Reynoso Fernandez com Crizwood Jmen tinha cruzado a bandeirola final num excepcional tempo 36s84 sem faltas. Parecia impossível bater essa marca. Não para Chevaux Zilverstone, o parceiro campeão de velocidade de Barcha parando o cronômetro em 36s5. Em 3º lugar chegou outro cavaleiro da casa, Thiago Mattos montando Wieta do Santo Antonio, em 3819.
De quebra, Stephan também levou o melhor prêmio da prova de 1.30m com Chevaux Unforgetable, que vinha apenas treinando. “O Unforgetable estava sem saltar prova há muito tempo. Saltei apenas esta pista com ele pois é o tipo de cavalo que precisa andar mais rápido, de vez em quando.”
Já o Zilverstone, vencedor da série internacional, é o mais rápido do Brasil, segundo Barcha. “ Não tem para ele. Ele vem de vitória do GP de hipismo do Chuin na Bahia e já ganhou várias provas de 1.40m. Ele é imbatível no tempo”, explicou o campeão. No Grande Prêmio deste domingo, 2/12, Stephan vai competir com Zilverstone e com Quisling de Joter, com o qual também zerou a primeira volta mas preferiu não voltar no desempate e poupá-lo para a prova principal.
Neste sábado, 1/12, continuam as provas das series nacionais e, no domingo, além das finais nacionais, o grande destaque é o Grande Prêmio Cidade do Rio de Janeiro, a partir das 14 hrs, com percursos armados pelo desenhador internacional Hélio Pessoa, e que lança o Troféu Perpétuo Nelson Pessoa.
O vencedor da prova leva para casa uma réplica do prêmio que reproduz o recorde de salto em muro de 2,33 de Neco com a lendária Miss Moet e inscreve o nome no Troféu Perpetuo que ficará em frente às pistas da Hípica.