8 5
Siga o OTD

Hipismo

José Roberto Reynoso é tricampeão brasileiro Senior Top

Cavaleiro zera o percurso na etapa e garante o título. Ele e o vice, Stephan Barcha, farão parte do time que disputará o Internacional de Saltos

Luis Ruas

O cavaleiro José Roberto Reynoso Fernadez Filho se sagrou campeão do Senior Top de hipismo neste sábado (27), em disputa na Sociedade Hípica Paulista. Com a montaria Azrael W, ele teve 100% de aproveitamento: vitória na 1ª parcial, com dois percursos idênticos, e GP, com dois percursos distintos, fechando a competição como único conjunto com as quatro pistas sem faltas. Assim, ele se sagra tricampeão brasileiro, antes já havia conquistado nas temporadas 2015 e 2016.

O vice-campeão foi Stephan Barcha, que defendeu o Brasil na Rio 2016, montando Quisiling Pedreira de Joter. Na contagem do campeonato a dupla também venceu a 1ª prova com duas pistas sem faltas e no GP cometeu apenas um derrube a cada passagem totalizando 8 pontos perdidos (pp). Em 3º lugar chegou o jovem talento goiano radicado em São Paulo Alberto Bento Sinimbu montando Quidam Forever, 21 pp. O desenho dos percursos esteve a cargo do course-designer internacional Helio Pessoa.

Zé Roberto e Azrael W dispararam na liderança do ranking brasileiro da categoria após 7 de 9 etapas e está convocado para integrar o Time Brasil na qualificativa sul-americana para Jogos Pan-americanos 2019 em novembro na Argentina. “Sem dúvida é uma alegria muito grande. O Azrael W ficou quase um ano sem saltar, retornamos e vencemos o GP do Indoor (30/9) e o vencemos o Brasileiro mais uma vez”, destacou Zé Roberto, que integrou o Time Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres-2012.

Conforme regulamento da Confederação Brasileira de Hipismo divulgado em 25 de outubro, além de Zé Roberto com Azrael, o vice-campeão brasileiro Stephan com Quisling Pedreira de Joter estão oficialmente convocados para formação do Time Brasil no Concurso de Salto Internacional na Argentina, entre 20 e 24 de novembro, válido como qualificativa para os Jogos Pan-americanos 2019. Os outros três integrantes da equipe devem vir da Europa.

Demais pódios
No Brasileiro Senior, o top carioca Marcello Ciavaglia com sua nova montaria Shiva faturou seu primeiro título brasileiro com apenas 8,05 pontos perdidos. Marcello também foi vice no GP e 4º quarto na classificação geral do Senior Top montando Conto RJ. Já na categoria Senior Especial, a vitória ficou com cavaleiro do interior paulista Bruno Christianini Limongi montando Essenza TW que fechou o campeonato sem faltas e apenas 3,36 pontos trazidos da primeira prova em que ficou em 7º lugar.

Campeonato Brasileiro Senior Top – 19 conjuntos
Campeão José Roberto Reynoso Fernandez Filho / Azrael W – FPH – 0 pp
Vice Stephan Barcha / Quisling Pedreira Joter – FHBR – 8 pp
3º Alberto Bento Sinimbu / Quidam Forever – FHGO – 21 pp
4º Marcello Ciavaglia / Conto RJ – FPH – 23 pp
5º Stephan Barcha / Unforgettable JM – FHBr – 24 pp
6º Paulo de Barros Stewart / Verdi O Merveilles – FEERJ – 25 pp

Campeonato Brasileiro Senior – 1.40 / 1.45 metro – 20 conjuntos
Campeão Marcello Ciavaglia / Shiva – FPH – 8,05 pp
Vice Fabio Sarti / Mel JC – FPH – 15,02 pp
3º Flavio Grillo Araújo / Lorentino JMen – FHBr – 15,17 pp
4º Cleison Botelho Souza / Dom da Essência – FEERJ – 15,38 pp
5º Luiz Guilherme Affonso Ciampi / SL Bombástico II – FPH – 17,66 pp
6º Cleison Botelho Souza / MSC Liona – FEERJ – 38,76 pp

Campeonato Brasileiro Senior Especial – 1.35 metro – 30 conjuntos
Campeão Bruno Christianini Limongi / Essenza TW – FPH – 3,46 pp
Vice Pedro Tavora de Matos / Dasilithya Cooper – FPH – 4 pp
3º Pedro Paulo Onety Cordeiro / Latascha JMen – FAMH – 6,19 pp
4º Cesar Almeida / Quattro´s Boy – FPH – 9,88 pp
5º Leandro Serrano Giunchetti / F.A. Endless Pleasure – FPH – 11,03 pp
6º Francisco Luiz Viana / Dougleta JLM – FCH – 15,56 pp

Etapas restantes do Ranking Brasileiro Senior Top
CSI – Rio de Janeiro – 29/11 a 02/12 – Sociedade Hípica Brasileira
CSN – Top Riders – 6 a 9/12 – Sociedade Hípica Paulista

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Hipismo