Siga o OTD

Hipismo

Melhores conjuntos nacionais disputam o Brasileiro Sênior

Até sábado, 27/10, serão decididos os títulos brasileiros da categoria senior em três alturas. José Reynoso busca o tri no Campeonato Brasileiro Senior Top e lidera o ranking anual

Luis Ruas

Essa semana, de quinta a sábado, 24 a 27/10, o Campeonato Brasileiro de Seniores de hipismo e um Concurso de Salto Nacional com provas de 1 a 1.30 metro agitam a centenária Sociedade Hípica Paulista (SP). O Brasileiro de Seniores é disputado em três alturas: Sênior Top (rendimento máximo), a 1.55 metro, Sênior, a 1.40 metro, e Sênior Especial, a 1.35 metro. O course-designer internacional brasileiro Helio Pessoa é o responsável pelo traçado dos percursos.

O Brasileiro de Seniores Top também é válido pela 7ª de nove etapas do ranking brasileiro. O cavaleiro olímpico José Roberto Reynoso Fernandez Filho, bicampeão brasileiro e do ranking em 2015/2016, também encontra-se na liderança do ranking 2018 e está entre os fortes candidatos ao título. Em 2017, o Campeonato Brasileiro disputado em Curitiba sagrou campeão o cavaleiro pan-americano Felipe Amaral que está em atividade na Europa na temporada 2018.

Vale lembrar que em 2017, após quatro anos, o título brasileiro voltou a ser decidido em um único Campeonato. Já entre 2013 e 2016, o título brasileiro senior top era do campeão do ranking brasileiro disputado em etapas. Portanto, em 2018, o campeão brasileiro será conhecido no sábado, 27, e o campeão do ranking brasileiro na 9ª etapa e última etapa durante Concurso de Salto Nacional Top Riders,entre 6 e 9/12, também na Hípica Paulista.

“Estou bastante focado no Campeonato Brasileiro e vou competir com o Azrael W, que recém retornou às pistas e venceu o GP no Indoor em 30/10 aqui na Hípica Paulista. O Azrael é o cavalo que eu tenho mais conjunto e isso é muito importante, por isso, escolhi saltar somente com ele”, destacou Zé Roberto, 38 anos.

Também estão entre os favoritos, o cavaleiro olímpico carioca que defende Brasilia Stephan Barcha, o brasiliense Luiz Felipe Pimenta Alves, campeão do GP The Best Jump válido pela primeira etapa do ranking, o carioca Marcello Ciavaglia, os paulistas Rodrigo Chaves Nunes e Fabio Sarti e a amazona gaúcha e medalhista pan-americana Karina Johannpeter, que veio especialmente da Europa. Artemus de Almeida, campeão do ranking brasileiro sênior top 2017,não deve participar, uma vez que está com montarias novas.

Agenda 

A primeira das duas provas da categoria Sênior Top acontece na quinta-feira, 25, às 14h00, valendo também pela disputa por equipes. A grande final será no sábado, 27, às 14h00, com dois percursos distintos. A decisões das categorias Sênior e Sênior Especial também serão no sábado, véspera das eleições para presidente e governador, respectivamente, com início previsto, para as 9h00 e 12h30.

Programas, Horários, Ordens de Entrada e Resultados

Etapas restantes do Ranking Brasileiro Sênior Top de Hipismo
CBS – Campeonato Brasileiro Sênior Top – 23 a 27/10 – SHP
CSI – Rio de Janeiro – 29/11 a 02/12 – SHB
CSN – Top Riders – 6 a 9/12 – SHP

Mais em Hipismo