O adestramento, considerado base de todas as modalidades do hipismo, reuniu jovens talentos, amadores e profissionais no Clube Hípico de Santo Amaro. Depois de o Concurso Completo de Equitação (CCE) terminar em terceiro o Sul-Americano e conquistar uma vaga para o Pan-Americano do Peru, em 2019, agora os cavaleiros da modalidade de adestramento é que passaram por um concurso preparatório para a competição que também será disputada na Argentina.
O evento contou com provas para cavalos novos, adestramento paraequestre, boa participação de alunos da Escola de Equitação da casa e outras entidades, bem como profissionais e candidatos às principais equipes brasileiras.
Para o cavaleiro Mauro Pereira Junior, que monta Don Enrico AMM, a disputa também serviu como treino para os Sul-Americano da categoria Senior, entre 21 e 25/11, em Buenos Aires, na Argentina, válido como qualificativa para os Jogos Pan-americanos de 2019 no Peru, que por sua vez serão qualificatórios para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. A equipe completa será anunciada pela Confederação Brasileira de Hipismo ainda essa semana.
Mauro e Don Enrico AMM empataram em 1º lugar com Sarah Waddell, integrante da equipe medalha de bronze no Pan de 2015, com sua nova montaria Baccara H, ambos com 68,284% de aproveitamento na reprise St George, a mesma do primeiro dia nos Jogos Sul-Americanos.
Destaque também para atuação da amazona Thereza Almeida, mãe dos cavaleiros olímpicos e pan-americanos Luiza e Pedro Almeida, que montando Xaparro do Vouga registrou 66,078% na St George, vencendo entre os amadores. Thereza começa a figurar entre os candidatos às equipes brasileiras, apontando que no hipismo, único esporte olímpico em que homens e mulheres competem em condições de igualdade, a idade não é limitante.
O próximo compromisso oficial da caravana do adestramento é o Campeonato Brasileiro que acontece entre 8 e 11/11, na Sociedade Hípica Paulista.