A Seleção Júnior Masculina de Handebol garantiu a segunda vitória no Pan-Americano da categoria, nesta quarta-feira (22), e está classificada para as semifinais do campeonato. Diante do Chile na segunda rodada, os brasileiros impuseram o ritmo da partida, apesar de alguns problemas, e fecharam o placar em 35 a 30 (18 a 14 no primeiro tempo).
Como o Brasil, que lidera o grupo B do Pan Júnior, faz parte de uma chave com apenas três equipes – além de Brasil e Chile, conta também com Estados Unidos -, tem sentido um pouco a falta de ritmo. Com isso, o primeiro tempo foi um tanto irregular no início, mas depois as ações de ataque começaram a funcionar melhor. “Não começamos bem”, decretou o técnico Hélio Lisboa Justino. “Mais uma vez nos primeiros dez minutos de jogo a equipe se desencontro um pouco no ataque. Perdemos muitas finalizações. Conseguimos ajustar ainda na segunda metade do primeiro tempo e aí conseguimos defensivamente jogar bem e abrir a partida”, contou.
Mesmo com algumas falhas, o treinador disse que preferiu fazer um rodízio entre os atletas, para que todos ganhassem ritmo. “No segundo tempo começamos bem, mas optamos por fazer um rodízio entre os jogadores e, apesar de mantermos a diferença de cinco gols no placar, a equipe não jogou bem. Estamos na semifinal, mas temos muita coisa para corrigir. Acredito que iremos conseguir ajustar esses problemas que tivemos hoje, principalmente na parte defensiva, perdendo no jogo de um contra um, mas no resto foi tudo bem”, encerrou Helinho.
O adversário do Brasil nas semifinais ainda será definido amanhã. A etapa eliminatória está marcada para sexta-feira (24) e a decisão do título para o sábado (25). O Brasil é o atual campeão do Pan Júnior. A competição vale vaga para o Mundial, que será disputado em julho, na Argélia.
Jogos do Brasil no Pan Júnior
Segunda-feira (20)
Brasil 52 x 24 Estados Unidos
Quarta-feira (22)
Brasil 35 x 30 Chile
Sexta-feira (24)
Semifinais
Sábado (25)
Finais
Seleção no Pan Júnior
Goleiros – Marcos Vinicius Colodeti (São Bernardo/Metodista-SP) e Murillo Araújo Santana (EC Pinheiros-SP).
Armadores – André Gonçalves de Lima Amorim (BM Villa de Aranda-Espanha), Gabriel Ceretta Jung (Anaitasuna-Espanha), Guilherme Leonel Costa da Silva (EC Pinheiros-SP), Leonardo Dutra Ferreira (EC Pinheiros-SP), Patrick André Toniazzo Lemos (FC Porto-Portugal) e Paulo Vinícius Oliveira Cândido (FC Porto-Portugal).
Centrais – Henrique José Petter Solenta (BM Villa de Aranda-Espanha) e Leonardo Abrahão Silveira (EC Pinheiros-SP).
Pontas – Cauê Ceccon Baptista (EC Pinheiros-SP), Guilherme Miguel Torriani (Taubaté/FAB/Unitau-SP), Marcos Vinícius Vieira dos Santos (ADJF/Independência Trade-MG) e Pedro Paulo Alves Júnior (MRV/Unicesumar/Londrina-PR).
Pivôs – Edney Silva Oliveira (PM Maringá/Unimed/Unifamma-PR) e Wagner Tenório Alves (Associação Brasileira ‘A Hebraica’-SP).
Comissão técnica no Pan Júnior
Técnico: Hélio Lisboa Justino
Auxiliar técnico: Joel Teixeira Dutra
Supervisor: Cássio Marques
Treinador de goleiros: Diogo Castro
Fisioterapeuta: Gustavo Barbosa
Coordenador Nacional de Seleções: Washington Nunes