Na próxima segunda-feira (19), a Seleção Júnior Masculina de Handebol embarca para Assunção, no Paraguai, onde irá disputar o Pan-Americano da categoria, competição que garante vaga para o Mundial deste ano, em julho, na Argélia. A partir de hoje, os 16 convocados pelo técnico Hélio Lisboa Justino, se preparam no Centro Nacional de Desenvolvimento, em São Bernardo do Campo (SP), para defender o título do campeonato.
Com um elenco já bastante experiente individualmente, o desafio é acertar os detalhes da atuação do grupo, treinar o jogo coletivo para enfrentar os adversários do continente. Por falar em experiência, dois atletas tiveram uma bem grande este ano e que pode ajudar muito na performance durante o Pan. O ponta esquerda Guilherme Torriani e o armador direito Gabriel Ceretta fizeram parte da excelente campanha do Brasil no Mundial Adulto da França, em janeiro.
Guilherme, recém-transferido para a equipe de Handebol Taubaté/FAB/Unitau (SP), acredita que o Brasil possa se sair muito bem no Pan-Americano, aproveitando-se da experiência adquirida por cada um em competições nacionais e internacionais. “A maioria dos atletas atua na Europa e os que jogam no Brasil já disputam os campeonatos adultos e são peças fundamentais nas equipes”, destacou.
Muito jovem, o ponteiro agradece a oportunidade de ter integrado a equipe brasileira de Handebol que foi à França e foi eliminada nas oitavas de final por apenas um gol. Ele acredita que a experiência pode contribuir bastante para as próximas competições das categorias de base. “Ir ao Mundial da França, para mim, ainda é uma coisa que não caiu a ficha, pois estar em uma competição daquele porte com 17 anos foi algo de extrema importância. Poder treinar com o melhores do Brasil e jogar contra os melhores do Mundo foi uma coisa que eu sempre sonhei, e isso me ajudou muito como atleta”, pontuou Guilherme.
No Pan de Handebol, o Brasil integra o grupo B, junto com Chile e Estados Unidos. A outra chave é composta por quatro países: Argentina, Uruguai, Paraguai e República Dominicana. Segundo o jogador, é importante fazer uma primeira fase consistente para chegar melhor às eliminatórias. “Estamos em um grupo de três países, junto de Estados Unidos e Chile, duas equipes boas, principalmente o Chile. Mas, o principal objetivo é nos classificarmos em primeiro para facilitar as coisas lá na frente”, revelou Guilherme.
A estreia do Brasil será contra os Estados Unidos, na terça-feira (20), às 19h (horário de Brasília). Na sequência, a equipe volta a jogar na quinta-feira (22), às 19h30, contra o Chile. As semifinais serão no sábado (24) e as finais no domingo (25).
Jogos do Brasil de Handebol
Terça-feira (20)
19h – Brasil x Estados Unidos
Quinta-feira (22)
19h30 – Brasil x Chile
Sábado (24)
Semifinais
Domingo (25)
Finais
Seleção Júnior Masculina de Handebol
Goleiros – Marcos Vinicius Colodeti (São Bernardo/Metodista-SP) e Murillo Araújo Santana (EC Pinheiros-SP).
Armadores – André Gonçalves de Lima Amorim (BM Villa de Aranda-Espanha), Gabriel Ceretta Jung (Anaitasuna-Espanha), Guilherme Leonel Costa da Silva (EC Pinheiros-SP), Leonardo Dutra Ferreira (EC Pinheiros-SP), Patrick André Toniazzo Lemos (FC Porto-Portugal) e Paulo Vinícius Oliveira Cândido (FC Porto-Portugal).
Centrais – Henrique José Petter Solenta (BM Villa de Aranda-Espanha) e Leonardo Abrahão Silveira (EC Pinheiros-SP).
Pontas – Cauê Ceccon Baptista (EC Pinheiros-SP), Guilherme Miguel Torriani (Taubaté/FAB/Unitau-SP), Marcos Vinícius Vieira dos Santos (ADJF/Independência Trade-MG) e Pedro Paulo Alves Júnior (MRV/Unicesumar/Londrina-PR).
Pivôs – Edney Silva Oliveira (PM Maringá/Unimed/Unifamma-PR) e Wagner Tenório Alves (Associação Brasileira ‘A Hebraica’-SP).
Comissão técnica
Técnico: Hélio Lisboa Justino
Auxiliar técnico: Joel Teixeira Dutra
Supervisor: Cássio Marques
Treinador de goleiros: Diogo Castro
Fisioterapeuta: Gustavo Barbosa
Coordenador Nacional de Seleções: Washington Nunes