Os brasileiros Oswaldo e Henrique Teixeira foram os destaques nas vitórias de seus times nas partidas de ida das oitavas-de-final da Copa do Rei de handebol na Espanha. O ponta marcou oito gols no jogo em que o Helvetia Anaitasuna derrotou o Auto Gomas Sinfín por 27 a 26, enquanto o armador balançou a rede sete vezes no triunfo do Bada Huesca sobre o Quabit Guadalajara por 28 a 26. A volta dos confrontos acontece no sábado para definir os classificados para as quartas-de-final.
Oswaldo foi a principal opção ofensiva do Helvetia Anaitasuna e foi o jogador da equipe que mais vezes arremessou contra o gol adversário. Foram ao todo 12 tentativas para oito gols, um aproveitamento de 66,67%. O time do ponta jogou desfalcado de Gabriel Ceretta, convocado para a Seleção Brasileira que vai disputar o Pan-Americano júnior.
A exemplo de Oswaldo, Henrique Teixeira foi o artilheiro do Bada Huesca na vitória sobre o Quabit Guadalajara. Dos 13 arremessos que tentou, mandou sete para a rede, 53,85% de aproveitamento. A melhor média aconteceu nos tiros de seis metros com quatro gols em cinco tentativas. No tiros de nove metros, ele fez três de oito chutes.
O Bada Huesca derrotou o Quabit Guadalajara, que conta em seu elenco com o brasileiro Lucas Cândido, que marcou três gols na partida, mas não conseguiu impedir a derrota de sua equipe.
Outro brasileiro a entrar em quadra pelas oitavas-de-final da Copa do Rei foi Raul Nantes, do Villa de Aranda. Terceiro artilheiro da Liga Espanhola, o jogador não foi bem na partida e marcou apenas um gol em cinco tentativas. Apesar disso, seu time derrotou o Frigoríficos Morrazo por 26 a 23.
Na única partida da rodada sem a presença de brasileiros, o Benidorm bateu o Bidasoa Irún por 28 a 21 e colocou a mão na vaga para as quartas-de-final.
As partidas de volta acontecem no sábado e os quatro que se classificarem se juntam a Barcelona, Naturhouse La Rioja, ABANCA Ademar León y Fraikin BM. Granollers, pré-classificados para as quartas-de-final por terem sido os quatro primeiros colocados da Liga Espanhola na temporada passada. A fase final da Copa do Rei será disputada nos dias 9, 10 e 11 de junho.