Nos Jogos Sul-Americanos, a seleção brasileira feminina de handebol terá pela frente Uruguai e Paraguai, enquanto a masculina enfrenta Chile, Peru e Bolívia
As seleções brasileiras de handebol já sabem quem vão enfrentar na primeira fase dos Jogos Sul-Americanos de Cochabamba, na Bolívia. O grupo feminino, que disputa o torneio entre 27 e 31 de maio, enfrentará Uruguai e Paraguai pelo Grupo A. Já o masculino, que entra em quadra entre 3 e 7 de junho, está no Grupo A com Chile, Peru e Bolívia.
“Jogaremos contra bons times na primeira fase. Ainda não sabemos a ordem dos jogos, mas por estarmos em um grupo com três times, teremos um dia a mais de descanso do que os rivais do outro grupo”, avaliou o técnico espanhol Jorge Dueñas da seleção feminina. Tanto ele quanto o treinador do masculino, Washington Nunes, pretendem encerrar a fase de grupos na primeira posição da chave para enfrentar os segundos colocados do outro grupo. No torneio masculino, Nunes acredita que o principal adversário a ser batido é o Chile.
“O Peru está investindo nas categorias menores, tem feito um bom trabalho, mas não é uma das principais forças. A Bolívia não tem participado tanto das competições. O jogo contra o Chile é que vai definir em que posição vamos avançar para a etapa seguinte”, disse.
Handebol nos Jogos Sul-Americanos
A disputa do hhandebol nos Jogos de Cochabamba 2018 dará, aos dois primeiros colocados, uma vaga nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019. Já os terceiros colocados garantem vaga em uma repescagem.
Grupos do torneio feminino
Grupo A: Brasil, Uruguai e Paraguai
Grupo B: Argentina, Chile, Peru e Bolívia
Grupos do torneio masculino
Grupo A: Brasil, Chile, Peru e Bolívia
Grupo B: Argentina, Uruguai e Venezuela