8 5
Siga o OTD

Handebol

Brasil bate Suécia e vai às quartas no Mundial de Handebol

Brasil derrota a poderosa Suécia e se classifica pela primeira vez para as quartas de final do Mundial masculino

Divulgação/CBHB

O Brasil entrou em quadra nesta sexta-feira (24), na Noruega, com o objetivo de garantir a inédita vaga para as quartas de final do Mundial de Handebol Masculino. A missão era difícil, bater ninguém menos que a Suécia, tetracampeã mundial e quatro vezes vice-campeã olímpica. Mas foi sucesso! Vitória épica por 27 a 24 com, atuação de gala do goleiro Rangel, que garantiu a classificação antecipada.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

Rangel fez nada menos do que 20 defesas em um aproveitamento impressionante de 47,6%. Pegou dois de dois tiros de 7 metros e três de cinco contra-ataques cara a cara. Outro grande nome foi experiente Haniel, que teve 80% de aproveitamento, convertendo 4 de 5 chutes ao gol. Bryan Montes, apesar de ser expulso no início do segundo tempo, se mostrou eficiente ao aproveitar 4 de 6 tentativas.

Brasil Suécia Mundial de handebol masculino seleção brasileira de handebol Rangel
O goleiro Rangel teve um excelente aproveitamento de 47,6% (IHF)

Classificados!

Com a vitória, o Brasil somou seis pontos e assumiu a segunda posição do grupo III na segunda fase do Mundial, faltando apenas uma rodada. A Suécia ocupa a terceira colocação com quatro pontos e, portanto, pode chegar aos mesmos seis do Brasil. Como o confronto direto é o primeiro critério de desempate do Mundial de Handebol Masculino, a seleção brasileira não pode ser ultrapassada pelos suecos. Espanha, Chile e Noruega, os outros integrantes da chave, já estão fora.

O Brasil ainda briga pela primeira colocação do grupo, mas precisa vencer a Espanha na última rodada e torcer para uma improvável derrota de Portugal para o Chile. Caso a segunda colocação se confirme, o adversário nas quartas será a Dinamarca, talvez a principal favorita ao título. Os dinamarqueses chegaram nas últimas três finais olímpicas, ganhando no Rio-2016 e em Paris-2024 e ficando com a prata em Tóquio-2020. Se ficar em primeiro, o adversário será a Alemanha.

O Jogo

A seleção teve um excelente primeiro tempo, começando com tudo ao abrir o placar logo no primeiro minuto com Denys. Em seguida, Rangel brilhou ao defender um tiro de sete metros, enquanto Bryan Montes ampliou a vantagem, colocando o Brasil dois gols à frente. Guilherme marcou seu primeiro gol, aumentando a diferença para 9 a 7, mas a Suécia reagiu e marcou o sétimo.

Brasil Suécia Mundial de handebol masculino seleção brasileira de handebol bryan
Bryan Montes foi um dos melhores em quadra, convertendo 4 de 6 tentativas (Foto: IHF)

Na reta final, após um pedido de tempo, o Brasil voltou e ampliou a vantagem para 13 a 8. Para fechar o primeiro tempo com chave de ouro, Haniel marcou seu hat-trick, abrindo seis gols de vantagem. Apesar de um último gol sueco, a seleção brasileira encerrou o período liderando por 14 a 9, com cinco gols de diferença.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Segundo tempo de emoção

No início do segundo tempo, a Suécia aproveitou uma oportunidade e abriu o placar, enquanto o Brasil desperdiçou duas chances seguidas. A seleção brasileira conseguiu se recuperar e converteu um tiro de sete metros, retomando uma vantagem de cinco gols. Aos 10 minutos, a Suécia marcou dois gols consecutivos, reduzindo a diferença para quatro. Com a expulsão de Bryan após receber um cartão vermelho, os suecos aproveitaram a superioridade numérica e encurtaram ainda mais o placar, deixando o jogo em 18 a 15.

Na metade do segundo tempo, Suécia aproveita as oportunidades e encosta no placar com um gol a menos. Após minutos sem marcar, seleção brasileira abre dois de vantagem, mas em seguida o time sueco volta a diminuir o placar. Nos dez minutos finais, Acacio marcou seu primeiro gol na partida, seguido por Gustavo, que ampliou ainda mais a vantagem. Novamente com um jogador a menos, Brasil não perde oportunidade e abre cinco. Nos minutos finais, o Brasil fez história ao derrotar a tetracampeã mundial Suécia por 27 a 24, garantindo uma vitória memorável e avançando no Campeonato Mundial de Handebol Masculino.

Graduanda em Jornalismo pela PUC-SP e apaixonada pelo universo esportivo e por Ginástica Rítmica.

Clique para comentar

Você deve estar logado para postar uma comentário Login

Deixe um Comentário

Mais em Handebol