8 5
Siga o OTD

Handebol

Brasil é tetracampeão do Sul-Centro Americano de handebol

Com vitória por 31 a 22 sobre a Argentina, Brasil conquista quarto título do Campeonato Sul-Centro Americano de handebol feminino. A MVP da partida, Marcela Arounian, conversou com o OTD

Jogadoras do Brasil comemoram título do Sul-Centro Americano de handebol feminino
(Foto: @ruasmidia/CBHb)

Tetracampeãs! As Leoas garantiram mais um título do Campeonato Sul-Centro Americano de handebol feminino. Neste sábado (30), o Brasil derrotou a Argentina por 31 a 22 em Niterói para assegurar a medalha de ouro de forma invicta. Brasileiras, argentinas e a seleção uruguaia se classificaram para o Mundial de 2025 com os resultados da competição.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Como era esperado, Brasil e Argentina chegaram invictos para o duelo deste sábado, com quatro vitórias para cada lado. Assim, quem vencesse o confronto de hoje garantiria o título da competição. O duelo contra a Argentina foi o jogo mais parelho do Brasil no Sul-Centro Americano. As rivais começaram o jogo bem na defesa. Mas logo no primeiro tempo, as brasileira conseguiram construir uma boa vantagem. E no segundo tempo, a diferença apenas cresceu para garantir o título brasileiro.

Como foi o jogo

O Brasil perdeu uma jogadora importante no começo do jogo decisivo do Sul-Centro Americano. Na metade do primeiro tempo, Tamires recebeu um cartão vermelho e foi expulsa da partida. Ela acabou atingindo o rosto de uma adversária com o cotovelo e os árbitros decidiram na hora pela desqualificação da atleta. Mas com um ótimo elenco, o Brasil não se abalou com a expulsão de Tamires e ampliou a vantagem no placar após o lance. Assim, as brasileiras foram para o intervalo ganhando a partida por 17 a 11.

No segundo tempo, o Brasil foi ampliando a sua vantagem no placar. Na defesa, mais uma ótima atuação de Gabi Moreschi e de Renata Arruda, que entrou nos últimos minutos do jogo. As duas goleiras mostraram porque estão entre as melhores jogadoras do mundo na posição durante todo o campeonato. No ataque, várias atletas se destacaram como Bruna de Paula, Marcela, Adriana e Paty Matielli, assim como Mari Fernandes e Jéssica Quintino que fizeram um ótimo segundo tempo. Assim, a vantagem brasileira aumentou e chegou a nove gols no final da partida.

Este é o 14º título continental da seleção feminina de handebol do Brasil. No Sul-Centro Americano são quatro troféus, com as Leoas ganhando todas as edições. Mas antes disso, a seleção brasileira teve 10 títulos do antigo Campeonato Pan-Americano, conquistados até 2017, antes da divisão da antiga Federação Pan-Americana em duas.

Papo com a MVP

A melhor atleta em quadra na final foi Marcela Arounian, que não escondeu o frio na barriga ao entrar no meio de uma decisão tão importante. “Para ser bem sincera, eu entrei um pouco nervosa. Mas eu acho que a principal força do nosso time é o conjunto, então eu sei que todas as meninas estavam ali me apoiando,todas as meninas acreditavam muito em mim, então isso acaba me passando uma tranquilidade”, disse Marcela.

Além do leve nervosismo, a MVP rasgou elogios às suas companheiras de time e também à torcida. “Como eu falei, a força do grupo é tudo. Eu olhava para a companheira do meu lado e eu via ela gritando, ela acreditando e isso me passava energia”, disse a atleta, que ainda finalizou falando sobre os torcedores. “Quando a gente joga, essa torcida aqui no Brasil é como se fosse a nossa família, é como se hoje a minha família fosse de duas mil pessoas”.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Handebol