O Brasil perdeu o título do Campeonato Sul-Centro Americano Júnior de handebol masculino, que aconteceu em Manágua, capital da Nicarágua, ao levar uma virada histórica da Argentina na final. A seleção brasileira chegou a estar vencendo por 24 a 18, mas ficou 12 minutos sem marcar gols, levou a virada e perdeu por 26 a 25. As duas equipes estão classificadas para o Mundial da categoria e também para os Jogos Pan-Americanos Júnior, que serão disputados no ano que vem.
- Victória Vizeu e Maria Carolina Guimarães competem no Catar
- Estrela Vermelha, de Yago, vai mal e perde para 17º na Euroliga
- Tati sobre escolha por Mineirinho: “Quero aprender ao máximo”
- Yuki Rodrigues avança no torneio de parabadminton no Egito
- CBJ apresenta novas sedes das competições nacionais
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Para chegar até a final, o Brasil arrasou na primeira fase a Nicarágua por 41 a 26 e a Colômbia por 41 a 23 e superou, na terceira rodada, o Uruguai por 27 a 13. Na semifinal, a equipe não deu chances para o Chile, venceu por 32 a 14 e garantiu vaga na decisão da medalha de ouro.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK, BLUE SKY E FACEBOOK
O jogo
Na partida decisiva, depois de um início equilibrado em que as equipes trocaram gols até o empate em 3 a 3, o Brasil ficou atrás do placar pela primeira vez no Campeonato Sul-Centro Americano Júnior, quando a Argentina abriu 5 a 3 na final.
O jogo estava complicado para a seleção brasileira, que viu a Argentina chegar a quatro gols de diferença (9 a 5). Aos poucos, no entanto, o Brasil foi reagindo. Com um golaço de Lucas da Silva, a vantagem caiu para 11 a 9. O empate, em 11 a 11, veio com Gustavo.
Mas o Brasil só passou na frente para valer a pouco mais de dois minutos para o fim do primeiro tempo. Nos segundos finais, um gol de Araújo fez a seleção brasileira ir para o intervalo com 14 a 12 no placar.
Brasil dispara
No segundo tempo, o Brasil voltou muito superior e deu a pinta de que venceria com tranqulidade. Com um gol de Émerson dos Santos, o placar chegou a 24 a 18. Mas um clássico contra a Argentina nunca é fácil. O ataque brasileiro parou de funcionar, enquanto os rivais foram reagindo e, com seis gols seguidos, empataram o jogo a pouco mais de cinco minutos do fim do jogo.
Virada histórica
Quando faltavam cerca de três minutos, o que pouca gente acreditava, aconteceu: Martín colocou a Argentina na frente. Pouco depois, Vinícius teve a chance de empatar, mas desperdiçou uma cobrança de sete metros. Na sequência, os argentinos ampliaram para 26 a 24.
Foram ao todo, mais de 12 minutos sem marcar gols. Só no finalzinho, o Brasil marcou mais um, mas era tarde demais. A Argentina conquistou, com todos os méritos, o título de campeão do Sul-Centro Americano de handebol masculino.