Na decisão do handebol masculino dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), em Brasília, a Uninassau-PI superou a Uniplac-SC pelo placar de 32 a 25 e conquistou o título da competição. O goleiro Cristiano Seben, atleta da equipe derrotada, é jogador da seleção brasileira de handebol de praia. Em entrevista exclusiva ao OTD, ele falou sobre como é atuar nos dois esportes, da participação do Brasil no último Mundial na areia e do sonho da inclusão da modalidade alternativa nos Jogos Olímpicos.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
“Essa questão de quadra e areia, por mais que pareça que é goleiro, são coisas totalmente diferentes. Na areia a gente tem que trabalhar com o bloqueio, o posicionamento é diferente. Na quadra é linha de braço, então ficar mudando a ficha quase toda semana é bem complicado. Tem que ter muita resiliência e estamos tentando conciliar os dois da melhor maneira possível”, explicou Cris.
Melhor goleiro do país no handebol de praia, Cristiano fez parte do elenco da seleção brasileira que acabou em sexto lugar no último Mundial, em julho, na China. “Não foi a posição que a gente desejava, um jogo que não conseguimos encaixar contra Portugal nas quartas de final e acabamos perdendo. Agora a gente tem a oportunidade na final do Global Tour, no começo de novembro. Brasil, Catar, Alemanha e Croácia, quatro seleções muito fortes, mas vamos tentar devolver esse título para o país”, completou.
- Warriors vencem Hawks e assumem a liderença no Oeste
- Sporting, de Edy Oliveira, vence o PSG pela Champions League
- Oito brasileiros chegam nas semis do Pan-Americano de escalada
- Brasil atropela Venezuela na estreia da Copa Pan-Am
- Zebra na Superliga: Goiás bate o Praia Clube por 3 a 2
Handebol de praia nas Olimpíadas?
Presente nos Jogos Mundiais desde 2001, o handebol de praia ainda não faz do programa olímpico. Inclusive, o Brasil possui seis medalhas de ouro na competição multiesportiva e já venceu o Campeonato Mundial em oito oportunidades (cinco no masculino e três no feminino. No papo com o OTD, Cristiano Seben também ressaltou o desejo da entrada da modalidade nos Jogos Olímpicos em um futuro próximo.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
“Já teve a exibição esse ano, foi feito durante a Olimpíada (de Paris-2024). Sabemos que para 2028 não foi incluso, mas estamos na torcida aqui para que em 2032 o beach esteja nas Olimpíadas. É um esporte espetacular, que tem que ser dado o valor a ele”, disse Cris.