Um mês após os Jogos Olímpicos de Paris, a seleção feminina de handebol do Brasil já iniciou os seus trabalhos para Los Angeles-2028. Na última semana, o técnico Cristiano Rocha convocou 19 jogadoras para uma semana de treinamentos entre os dias 23 e 29 de setembro em Rio Maior, em Portugal. Apenas seis atletas que estavam em Paris foram convocadas para os treinos, que ainda inclui amistosos contra as seleções de Portugal e Turquia.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
As seis atletas que estava em Paris e vão para Rio Mario são: a goleira Renata Arruda, as armadoras Kelly Rosa, Mariane Fernandes e Jhennifer Lopes, a ponta Ana Cláudia Bolzan e a pivô Marcela Arounian. E uma das ideias para o treinador é mesclar essas atletas com novos nomes. “Encerramos um ciclo muito bem-sucedido em Paris. Agora vamos em busca de resultados ainda melhores até Los Angeles. Esta convocação está bem renovada. Liberamos muitas jogadoras que estiveram na campanha dos Jogos e estão em início de temporada na Europa. Aproveitamos para começar a inserir novos nomes, que possuem muito potencial de crescimento nesses quatro anos, para irem se ambientando e evoluindo junto com a Seleção”, afirmou o técnico Cristiano Rocha.
A lista também conta com quatro atletas que atuam no handebol nacional. A lateral esquerda Fernanda Couto, do Pinheiros, a ponta esquerda Jamily Félix, do Clube Português do Recife, a central Maria Victória, do Maringá, e a lateral direita Micaela Silva, também do Pinheiros. “Nós procuramos acompanhar todas as atletas, seja no Brasil ou no exterior. Buscamos informações, assistimos aos jogos, conversamos com comissões técnicas e também com as atletas. Conheço muito bem Fernanda, Jamily, Maria Victória e Micaela. Elas estão atravessando uma fase muito boa e mereceram esta convocação”, comentou o treinador
Estreantes
O grupo também conta com algumas atletas que terão suas primeiras oportunidades de defender a seleção brasileira adulta de handebol feminino. É o caso da goleira Flávia Lima, das armadoras Julia Rodrigues Yue, Fernanda Couto e Maria Victória, das pontas Jamily Félix e Maria Eduarda dos Santos, e a pivô Milena Maria. “Essas atletas já tiveram convocações nas seleções de base, muitas feitas por mim mesmo, quando estava como técnico das categorias juvenil ou júnior. São grandes jogadoras que têm tudo para despontarem na principal”, concluiu Cristiano Rocha.