A seleção brasileira de handebol feminino teve muitos motivos para comemorar a vitória contra a Espanha nesta quinta-feira (25). Além de representar o primeiro triunfo do Time Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, também foi a primeira vez que a equipe derrotou as rivais em um jogo oficial, depois de sucessivas derrotas em grandes eventos.
- Demoliner toma virada e para na semifinal em Knoxville
- Palmeiras x Ferroviária – Semifinal Paulistão: assista ao vivo
- Bauru bate o Mogi no fim e cola nos líderes do NBB
- Paulistano consegue primeira vitória fora de casa no NBB
- Brasília vira contra Mackenzie e vence primeira na Superliga
A Espanha tornou-se um incômodo rival do handebol feminino brasileiro nos últimos anos. As equipes se enfrentaram nas últimas três grandes competições da modalidade e, em todas, a seleção europeia saiu vencedora. Foi assim na Olimpíada de Tóquio-2020, nos Mundiais de 2021 e 2023. Antes, as seleções também haviam duelado no Mundial de 2003 e de 2011, sempre com vitórias espanholas.
Portanto, depois de seis derrotas consecutivas em competições oficiais, o Brasil ganhou pela primeira vez da seleção vermelha e amarela em uma partidas na Paris Sud Arena 6. E a vitória não poderia ter ocorrido de maneira melhor. Com uma atuação dominante, a equipe comandada por Cristiano Rocha venceu por 29 a 18, em uma grande atuação coletiva.
“Isso foi mais do que uma vitória, foi nosso cartão de visitas. Ganhamos da Espanha, que estava engasgado esse jogo há muito tempo. Para o nosso time, foi muito importante. E para todo mundo saber que a gente chegou nos Jogos Olímpicos e não está para brincadeira”, falou Gabi Moreschi, que fez 14 defesas e foi a melhor jogadora da partida.
Vale destacar que esta foi a primeira vitória do Brasil contra a Espanha em jogos oficiais, mas considerando os extra-oficiais, este foi o primeiro triunfo em dez anos. A seleção brasileira havia ganhado das europeias em um amistoso realizado em 2014, um ano depois da conquista do histórico título mundial.