Paris – Que começo! A seleção brasileira de handebol feminino iniciou muito bem a sua participação nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 e derrotou a Espanha por 29 a 18, na manhã desta quinta-feira (25), na Sud Paris Arena 6. Foi a primeira vitória do Brasil diante das adversárias depois de dez anos. Gabi Moreschi foi o grande destaque da partida, com 14 defesas e aproveitamento de 45%.
+ Confira a tabela do handebol feminino em Paris-2024
Atuação impecável
Vindo de duas derrotas em Campeonatos Mundiais de forma consecutiva, o Brasil entrou no duelo contra a Espanha determinado a quebrar o retrospecto negativo que tem contra a seleção europeia. As jogadoras tiveram uma postura agressiva na defesa, utilizaram muito bem os momentos de transição e armaram ataques rápidos para dominar o placar desde o primeiro tempo.
- Kamilla Cardoso faz duplo-duplo, mas Shanghai perde
- Brasil terá quatro eventos do Circuito Mundial de em 2025
- Isa Abreu abdica de competições para montar pista de obstáculos
- Praia vence confronto chave e encaminha classificação
- Brasil fecha participação no Mundial Júnior de curling
Depois de tomar o primeiro gol do jogo, o Brasil rapidamente passou a frente do placar e não saiu mais, abrindo vantagem aos poucos. O coletivo funcionou bem, mas a eficácia individual de Patrícia Matieli, Bruna Paula e Larissa Araújo e as lindas defesas de Gabi Moreschi contribuíram para que as Leoas fechassem a etapa inicial com 15 a 10 de frente.
A seleção brasileira seguiu dominante na volta do segundo tempo e não deu margens de crescimento para a Espanha. A equipe não só conteve os ataques adversários, como também seguiu muito bem na linha ofensiva. Rapidamente, abriu mais gols de vantagem e a diferença chegou a ser de 11. Cristiano Rocha pôde rodar a equipe e Gabi seguiu um paredão no gol. No fim, placar de 29 a 18.
+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Patrícia Matieli e Bruna de Paula foram as artilheiras brasileiras na partida, com seis gols marcados cada. Enquanto Larissa Araújoe Guarieiro anotaram quatro tentos cada. Goleira com mais defesas da última edição da Champions League, Gabi Moreschi também foi destaque, ao fazer 14 defesas em 31 chutes (aproveitamento de 45%). Pelo lado da Espanha, Marta Lopez marcou cinco gols.
Situação no no grupo
O Brasil está no grupo B do torneio de handebol feminino, que conta com outras quatro equipes além da Espanha. O próximo compromisso da seleção será contra a Hungria, no domingo (28), às 04h (horário de Brasília). Depois, as Leoas encaram a França, a Holanda e a Angola, nesta ordem, a cada dois dias. As quatro primeiras equipes da chave avançam ao mata-mata.
Campeão mundial em 2013, o Brasil caiu nas quartas de final nos Jogos de Londres-2012 e da Rio-2016, tendo esses como seus melhores resultados em Jogos Olímpicos. Na última edição, em Tóquio-2020, a seleção caiu ainda na primeira fase, após uma campanha de uma vitória e quatro derrotas. A equipe está em Paris-2024 graças ao heptacampeonato pan-americano obtido no ano passado.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK