8 5
Siga o OTD

Paris 2024

Sem Babi, seleção feminina de handebol é convocada para Paris

Cristiano Rocha convoca 14 jogadoras para Paris-2024 e deixa campeãs mundiais de fora

Bruna de Paula executa movimento no handebol feminino antes dos Jogos Olímpicos de Paris-2024; Babi fora
(Foto: Alexandre Loureiro/COB)

O técnico Cristiano Rocha definiu, nesta quinta-feira (04), a lista de jogadoras convocadas para defender a seleção brasileira de handebol feminino nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Foram chamadas 14 atletas, além de três suplentes, que buscarão uma medalha inédita na capital francesa a partir do próximo dia 25. A experiente goleira Babi Arenhart, de 37 anos, ficou fora da lista.

Campeã mundial e uma das líderes da seleção brasileira de longa data, Babi perdeu a concorrência para duas atletas que fizeram uma grande temporada em solo europeu. Renata Arruda foi a MVP da Liga Europa, enquanto Gabi Moreschi foi a vice-campeã e a goleira com mais defesas na Champions League. Babi irá a Paris como suplente e poderá jogar em caso de lesão de alguma atleta.

Com isso, o Brasil não terá nenhuma remanescente do histórico título mundial de 2013. Além de Babi, Mariana Costa é outra que esteve no plantel vencedor e poderia disputar os Jogos Olímpicos outra vez, mas acabou cortada. Ainda sem estar 100% por conta de uma lesão, Ana Paula Rodrigues sequer participou da fase de treinamentos preparatórios.

Entre as outras convocadas, estão Larissa Araújo, Jéssica Quintino e Adriana Cardoso, a Doce, nas pontas; Marcela Arounian e Tamires Morena, como pivôs; e Bruna de Paula, Gabi Bitolo, Kelly Rosa, Mariane Fernandes, Giulia Guarieiro, Patrícia Matieli e Jhennifer Santos, como armadoras. Babi Arenhart, Samara Vieira e Ana Cláudia Bolzan são as suplentes da lista.

O Brasil em Paris

O Brasil está no grupo B do torneio de handebol feminino de Paris-2024, ao lado de Angola, Espanha, França, Holanda e Hungria. A seleção enfrentará esses cinco países e precisará ficar no top-4 do grupo para se garantir nas quartas de final. O grupo A conta com Alemanha, Coreia do Sul, Dinamarca, Eslovênia, Noruega e Suécia.

A estreia da equipe comandada por Cristiano Rocha será em 25 de julho, um dia antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, contra a Espanha, às 09h (horário de Brasília). Será a primeira aparição do Brasil no megaevento, considerando todas as modalidades coletivas. Os jogos da primeira fase acontecerão na Paris Expo Porte de Versailles.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Paris 2024