O maior campeão da Europa na história está de volta ao topo da principal competição do continente. O domingo (9) foi de festa catalã em Colônia, cidade da Alemanha que sediou o Final Four da Champions League de handebol masculino. O Barça, dos jogadores brasileiros Thiagus Petrus e Haniel Langaro, é o vencedor da edição 2023/24 do campeonato que reúne os melhores clubes europeus da modalidade. A equipe espanhola levantou o troféu pela 12ª vez, disparando ainda mais na liderança entre os vitoriosos.
Na decisão disputada neste domingo (8), o Barça venceu o Aalborg, da Dinamarca, por 31 a 30 em duelo extremamente disputado, tenso e emocionante. O confronto ficou empatado em diversos momentos, na maior parte do tempo. Entretanto, quem liderou o marcador mais vezes foi a equipe de Petrus e Langaro. O time dinamarquês ficou na dianteira do placar apenas uma vez, quando Mads Hoxer Hangaard balançou a rede para marcar 15 a 14.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, X, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
O jogo foi para o intervalo empatado em 15 a 15. Na segunda etapa, o Barça esteve na frente em alguns momentos e a última igualdade foi registrada quando o dinamarquês Mikkel Hansen fez o gol do 26 a 26 para o Aalborg. No entanto, daí em diante o domínio foi catalão. Faltando quatro minutos para o encerramento do jogo, o atleta esloveno Blaž Janc colocou o time espanhol com três tentos de vantagem: 30 a 27. O adversário da equipe de Petrus e Langaro ainda se aproximou, mas não deu tempo.
Brasileiros tricampeões pelo Barça
Com o Barça ganhando por 30 a 29, o gol da consagração apareceu pelas mãos do francês Melvyn Richardson: 31 a 29. O Aalborg chegou a diminuir, mas a conquista ficou com o clube catalão. Esse foi o terceiro título de Champions League de Petrus e Langaro com a camisa da agremiação situada na cidade de Barcelona. Isso porque os dois brasileiros haviam ganhado também as taças das edições de 2020/21 e 2021/22. O vencedor da temporada 2022/23 foi o Magdeburg, da Alemanha.
- 4 derrotas marcam estreia do Brasil no tênis em cadeira de rodas
- Pinheiros anuncia volta de Grummy ao time de Polo Aquático
- Gui Santos tem atuação discreta em derrota do Warriors
- Com reta final espetacular, Vôlei Renata faz 3 a 0 no Suzano
- Felipe Fraquelli e Ana Roth são os campeões nacionais de ILCA 6
Contando apenas os títulos de quando a competição ganhou a nomenclatura Champions League, o Barça soma 11 troféus em 15 decisões. Porém, antes o campeonato era denominado Taça Europeia, e o clube catalão foi campeão uma vez. Portanto, no total, são 12 conquistas em 16 finais disputadas. A equipe dos brasileiros Petrus e Langaro está em primeiro na Europa com sete conquistas a mais que o segundo maior vencedor, o VfL Gummersbach, da Alemanha, com cinco vezes no topo do pódio.