A Federação Internacional de Handebol (IHF) divulgou, nesta semana, as tabelas de jogos dos torneios de handebol dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. O Brasil estará presente apenas na disputa feminina e fará sua estreia contra a Espanha, um dia antes da cerimônia de abertura do megaevento, em 25 de julho, às 09h (sempre no horário de Brasília).
- Ano de boas notícias e conquistas inéditas para o triatlo brasileiro
- Feitos de Gustavo Bala Loka são os destaques do BMX Freestyle em 2024
- Perda da hegemonia na Paralimpíada marca ano do futebol de cegos
- Pedido de despejo pode tirar Bauru Basket do Panela de Pressão
- Kamilla Cardoso joga bem, mas Shanghai perde na WCBA
A princípio, a seleção brasileira de handebol feminino será a primeira equipe do país a competir na Olimpíada. A seleção de futebol feminino também jogará em 25 de julho, mas às 14h, contra a Nigéria. No mesmo dia, os atletas do tiro com arco iniciarão suas participações a partir das 04h, dando o pontapé inicial nas disputas individuais.
Datas e horas
O Brasil está no grupo B do torneio olímpico de handebol feminino, ao lado de Angola, Espanha, França, Holanda e Hungria. Após jogarem entre si, os quatro primeiros colocados da chave avançam ao mata-mata, que começa nas quartas de final. Depois de encarar a Espanha em 25 de julho (quinta-feira), o Brasil voltará a jogar em 28 de julho (domingo), às 04h, contra a Hungria.
Seguindo a tabela, o Brasil jogará as três partidas restantes com um intervalo de dois dias entre um jogo e outro: A seleção comandada por Cristiano Rocha enfrentará a França, atual campeã mundial e dona da casa, em 30 de julho (terça-feira), às 14h. Depois, jogará contra a Holanda em 1º de agosto (quinta-feira), às 04h, e, por fim, fechará a fase de grupos contra Angola, em 3 de agosto (sábado), às 09h.
Caso avance às quartas de final, o Brasil voltará a jogar em 6 de agosto (terça-feira), contra algum dos representantes do grupo A, que é composto por Alemanha, Coreia do Sul, Dinamarca, Eslovênia, Noruega e Suécia. As semifinais ocorrerão no dia 8 (quinta-feira), enquanto a disputa de bronze e a final será no dia 10 (sábado). O bronze será às 05h, enquanto a final ocorrerá às 10h.
Conexão Paris-Lille
Todos os duelos da primeira fase ocorrerão no Paris Expo Porte de Versailles, na capital francesa. Já as fases decisivas ocorrerão no Stade Pierre-Mauroy, em Lille, cidade que fica a cerca de 220km de Paris. O estádio, que abriga as partidas do time de futebol do LOSC Lille, já recebeu o Mundial de handebol masculino de 2017 e também será uma das sedes do basquete durante os Jogos Olímpicos.
O Brasil busca uma medalha olímpica inédita no handebol em Paris-2024. A seleção feminina, que foi campeã mundial em 2013, tem como melhores resultados as quartas de finais em Londres-2012 e na Rio-2016. No ano passado, a equipe foi heptacampeã pan-americana e ainda terminou o Mundial da Escandinávia na nona colocação geral, ficando muito perto de uma vaga nas quartas.
Tabela de jogos do handebol feminino em Paris-2024:
Quinta-feira, 25 de julho
04h – Eslovênia x Dinamarca
06h – Holanda x Angola
09h – Espanha x Brasil
11h – Alemanha x Coreia do Sul
14h – Hungria x França
16h – Noruega x Suécia
Domingo, 28 de julho
04h – Brasil x Hungria
06h – Coreia do Sul x Eslovênia
09h – Suécia x Alemanha
11h – Dinamarca x Noruega
14h – Angola x Espanha
16h – França x Holanda
Terça-feira, 30 de julho
04h – Alemanha x Eslovênia
06h – Noruega x Coreia do Sul
09h – Holanda x Espanha
11h – Hungria x Angola
14h – França x Brasil
16h – Suécia x Dinamarca
Quinta-feira, 1º de agosto
04h – Holanda x Brasil
06h – Coreia do Sul x Suécia
09h – Espanha x Hungria
11h – Angola x França
14h – Alemanha x Dinamarca
16h – Eslovênia x Noruega
Sábado, 3 de agosto
04h – Hungria x Holanda
06h – Espanha x França
09h – Brasil x Angola
11h – Eslovênia x Suécia
14h – Noruega x Alemanha
16h – Dinamarca x Coreia do Sul