A seleção masculina de handebol do Brasil está a uma partida de definir o ciclo de Paris-2024. No domingo (17), a equipe enfrenta a Espanha na última rodada do Pré-Olímpico. Com os resultados das últimas partidas, a situação no grupo sediado na cidade espanhola de Granollers está embolada e a classificação brasileira passa pelos critérios de desempate.
Como está o grupo do Brasil?
Primeiramente, é preciso entender a situação na tabela do grupo 1 do Pré-Olímpico. No momento, o Brasil está na terceira posição com 2 pontos. A equipe brasileira perdeu a estreia para Eslovênia e venceu a segunda rodada contra o Bahrein. Os eslovenos perderam para Espanha na segunda partida e têm a mesma pontuação dos brasileiros. Contudo, ficam na frente pelo confronto direto, primeiro critério de desempate. Já os espanhóis são os líderes absolutos com 4 pontos. Confira na tabela.
Classificação passa por vitória contra Espanha
No cenário mais provável, para se garantir nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, o Brasil precisa vencer a Espanha na última rodada. A tarefa não será nada fácil, pois os anfitriões do Pré-Olímpico conquistaram a medalha de bronze no último Mundial e são os favoritos para levar uma das duas vagas. Tal favoritismo espanhol foi confirmado nas duas primeiras rodadas, em que atropelou Bahrein por 39 a 27 e Eslovênia por 32 a 22.
- Thiago Monteiro é eliminado por libanês em São Paulo
- Pedro e Mateus vencem duas e furam o quali em Chennai
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Hugo Calderano cai na estreia do WTT Finals, no Japão
- Warriors vencem Hawks e assumem a liderença no Oeste
Uma vitória do Brasil na última rodada provocaria um empate triplo, considerando um triunfo esloveno contra o Bahrein. Com isso, Espanha, Brasil e Eslovênia ficariam com quatro pontos, somando com a “trocação” nos confrontos diretos. Dessa forma, a definição iria para o saldo de gols das equipes.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Atualmente, a Espanha está isolada neste critério com 22. Já o Brasil tem 0, enquanto os eslovenos somam -9. Sendo assim, uma vitória simples brasileira contra os Espanhóis no domingo garante a vaga do handebol masculino em Paris-2024.
Outro cenários
O handebol masculino do Brasil pode se classificar em caso de empate contra a Espanha. Para isso, precisaria torcer por uma improvável derrota da Eslovênia contra o Bahrein na última rodada. Além disso, até com derrota a vaga poderia vir. Neste cenário, o time asiático teria que vencer os eslovenos por um placar que não ultrapasse o saldo de gols dos brasileiros, assim como o time verde-amarelo deverá perder por uma diferença pequena.