Festa brasileira! Na quinta rodada do Sul-Centro Americano de handebol masculino, em Buenos Aires, o Brasil derrotou a Argentina por 28 a 26 e conquistou o bicampeonato do torneio continental. A seleção brasileira havia vencido a edição de 2022, quando também superou os argentinos.
Após um começo positivo da Argentina, o Brasil foi entrando na partida ao decorrer do tempo e assumiu a liderança do placar nos minutos finais. Dessa forma, a seleção canarinho encerrou sua participação na competição com 100% de aproveitamento, em uma campanha de cinco vitórias nos cinco jogos disputados.
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
- Pinheiros bate o Brusque e vence segunda seguida na Superliga
- ‘Mundial de Clubes é muito importante’, afirma Gabi Guimarães
Sobre a partida
A Argentina iniciou o confronto com um volume de jogo muito intenso, abrindo 3 a 0 no placar. Depois, o time da casa seguiu com um ataque eficiente e chegou a colocar seis gols de vantagem. Porém, na sequência, o Brasil começou a encaixar as suas jogadas e diminuiu para um tento em uma situação de 12 a 11. No fim, mais dois gols de cada lado e 14 a 13 a favor dos argentinos ao final do primeiro tempo.
Na volta do intervalo, o Brasil conseguiu virar o placar com pouco mais de dois minutos jogados. No entanto, a Argentina retomou o seu ritmo e saiu na frente em 21 a 20 na metade do segundo tempo. O duelo seguiu equilibrado até os últimos cinco minutos, quando a seleção brasileira abriu três gols de vantagem. Dessa forma, a equipe verde-amarela administrou a diferença construída e fechou em 28 a 26.
Mundial de 2025
Com suas colocações ao fim do Sul-Centro Americano, Brasil e Argentina garantiram suas vagas no Mundial masculino de 2025, que acontecerá entre os dias 14 de janeiro e 2 de fevereiro em três sedes: Croácia, Dinamarca e Noruega. Além dos dois países, Chile e Estados Unidos foram as outras seleções das Américas que também já confirmaram seu lugar no torneio.
A França, atual campeã olímpica, conquistou sua vaga por conta do vice-campeonato do último Mundial. Além disso, outros dois times europeus vão se classificar através do Campeonato Europeu. Por fim, o evento começou no último dia 10 e está acontecendo na Alemanha.