O Brasil voltou a vencer com autoridade no Mundial de handebol feminino, nesta sexta-feira (1º) e já assegurou vaga antecipada na próxima fase da competição. Depois de triunfo sobre a Ucrânia na estreia, a equipe comandada por Cristiano Rocha derrotou o Cazaquistão por 46 a 15, em partida realizada na Arena Nord, em Frederikshavn, na Dinamarca. As Leoas fecharão a primeira fase enfrentando a Espanha, no domingo (3), às 14h.
+ Tabela do Mundial de handebol feminino
Assim como aconteceu no jogo contra a Ucrânia, o Brasil fez uma partida dominante contra o Cazaquistão. A seleção verde-amarela liderou o placar desde o início e abriu boa vantagem rapidamente, chegando a nove gols de diferença com 15 minutos. Nos dez minutos finais da primeira etapa, Cristiano Rocha colocou somente jogadoras reservas em quadra – a exceção foi Babi, que rendeu apenas 26% de aproveitamento ao ataque cazaque – e o placar terminou 25 a 5.
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Brasil volta a atropelar o Chile e vai à final do Sul-Americano
- Thiago Monteiro é eliminado por libanês em São Paulo
- Pedro e Mateus vencem duas e furam o quali em Chennai
- Hugo Calderano cai na estreia do WTT Finals, no Japão
Já no segundo tempo, as titulares seguiram descansando. A exceção foi Larissa Araújo, que voltou jogando para o segundo tempo. O Cazaquistão conseguiu equilibrar as ações nos dez minutos iniciais, marcando cinco gols, mas todos foram respondidos com transições rápidas brasileiras. Na reta final, o Brasil aumentou ainda mais a sua vantagem e fechou a partida em 46 a 15.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Adriana Cardoso, a Doce, foi a artilheira da seleção na partida, marcando oito gols em um aproveitamento de 100%. Mariana Costa anotou cinco gols, assim como Kelly Rosa, que havia sido a única jogadora a não marcar na estreia. Larissa, Fernanda Lima e Mariane Fernandes anotaram quatro tentos cada, enquanto Bruna de Paula, Giulia Guarieiro, Marcela Arouniuan e Ana Paula Rodrigues fizeram três cada.
Vaga no Main Round assegurada
Com a nova vitória, o Brasil chegou aos quatro pontos e assegurou classificação antecipada para a segunda fase do Mundial de handebol feminino. As três primeiras colocadas de cada grupo da primeira fase avançam para o Main Round. Nesse momento, a seleção brasileira aparece na liderança do grupo G, mas aguarda o jogo entre Espanha e Ucrânia para saber se se manterá na posição. A Espanha precisará ganhar por 29 gols para ultrapassar o Brasil.
Apesar de já estar classificado, o Brasil precisará vencer a Espanha na última rodada da primeira fase se quiser continuar sonhando alto na competição. Isto porque os resultados da primeira fase se acumulam para o Main Round, em que os três primeiros colocados do grupo G cruzarão com os três primeiros do grupo H – que conta com Argentina, Congo, Holanda e República Tcheca. Por lá, somente as duas melhores equipes se classificarão para as quartas de final.