O Pinheiros venceu o Taubaté por 24×23 na noite desta quinta-feira (23) na partida de ida da final do Super Paulistão de Handebol 2023. Dessa forma, a equipe pode até empatar no jogo da volta para levar o 33º título estadual. O segundo confronto acontece neste sábado, dia 25, às 20h, no ginásio Vila Aparecida, em Taubaté.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Primordialmente, o grande destaque do Pinheiros foi o goleiro Matheus Buda, que fez pelo menos 15 importantes defesas, impedindo os gols da equipe visitante. Já o artilheiro foi o ponta direita Marquinhos com cinco gols. Além disso, o central Diogo Hubner e o meia esquerda Juan Gull marcaram quatro vezes cada.
“Muito importante sair com essa primeira vitória. Ainda temos mais uma guerra no jogo de volta e feliz por ter ajudado meu time hoje fazendo uma grande partida”, comentou o goleiro Matheus Buda.
O jogo
Sobretudo, o jogo foi quente e digno do maior clássico do handebol paulista desde os primeiros minutos. O Taubaté abriu aos 38 segundos com Washington e conseguiu vantagem de três gols, 1 a 4, o que obrigou o técnico do Pinheiros, Washington Nunes, a pedir tempo técnico. Em seguida, o time da casa acordou e diminuiu a diferença com dois gols na sequência: 3 a 4.
Na metade da primeira etapa, aos 15 minutos, o placar registrava Pinheiros 4 a 6 Taubaté, com as defesas se sobressaindo sobre os ataques. Então, o goleiro Matheus Buda do Pinheiros foi o grande nome com pelo menos dez importantes defesas, além de pegar um tiro de sete metros.
- Conegliano vence, e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
- Julia de Vos quebra recordes brasileiros nos 500m e 1000m
- Lucas Pinheiro fica em 22º no slalom gigante em Alta Badia
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
Na parte final do primeiro tempo, o Pinheiros empatou aos 19 minutos e virou dois minutos depois, 9 a 8 com Juan Gull, o que levou a torcida a aumentar o volume no ginásio. O Taubaté passou novamente à frente do marcador, mas Lucas Duarte empatou o jogo, 10 a 10. Nos momentos finais, as equipes ainda converteram dois gols para cada lado. Desse modo, o primeiro tempo terminou com Pinheiros e Taubaté empatados em 12 a 12.
Vitória no final
O jogo seguiu pegado e os atletas disputando cada espaço dentro de quadra. Aos dez minutos, o Taubaté estava a frente do placar, 14 a 16. O jogo precisou ficar parado por cinco minutos para atendimento ao meia direita do Pinheiros, Phillip Seifert, que passou mal e teve que deixar a partida. O time da casa empatou o placar aos 17 minutos. No último minuto, quando o placar apontava 22 a 22, o Pinheiros teve a posse de bola. Diogo Hubner fez o gol da virada no placar, 23 a 22, faltando 40 segundos para o término do jogo.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Por fim, com a posse de bola, o Taubaté teve um tiro de sete metros e empatou novamente o jogo, 23×23. No entanto, ao retornar, Gabriel Reis fez o gol da vitória pinheirense, com 24 a 23.
*Com informações do Esporte Clube Pinheiros (ECP).