O Brasil perdeu para a Argentina por 28 a 22, neste sábado (18), e ficou com o vice-campeonato do Campeonato Sul-Centro Americano Júnior de handebol feminino, em Buenos Aires. É o segundo título seguido das hermanas, após também vencer no ano passado. Apesar do vice, a seleção brasileira garantiu vaga no Mundial da categoria, que acontecerá no próximo ano.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
Tanto Brasil quanto Argentina fizeram campanhas invictas na competição até chegar na final. As anfitriãs haviam passado por Colômbia, Costa Rica e Uruguai na primeira fase, marcando 117 gols e sofrendo 88, e o Chile na semifinal, por 29 a 20. Já a seleção brasileira vinha de triunfos sobre Chile, Guatemala e Peru, com 114 gols anotados e 57 sofridos, e o Uruguai por 25 a 21 na semi.
A final até começou equilibrada. O Brasil anotou o primeiro gol da partida e se manteve no jogo, apesar da Argentina ter passado a frente do placar na sequência. A partir do fim do primeiro tempo, entretanto, a Argentina passou a tomar conta do jogo e abriu boa vantagem, que administrou até o fim. O primeiro tempo acabou 15 a 12, enquanto a partida terminou 28 a 22.
Com o vice do Sul-Centro, o Brasil assim garantiu vaga no Mundial Júnior de handebol feminino, que acontecerá na Macedônia do Norte. Atletas de até 20 anos podem participar da competição, entre 19 e 30 de junho do ano que vem. Na última edição do Mundial Júnior, o Brasil terminou em 22º lugar. Suas melhores campanhas na categoria aconteceram em 2005 e em 2008, quando foi nono colocado.