Se tem uma posição que o Brasil pode se orgulhar no handebol é a de goleira. Na rodada deste domingo (17) da Champions League, Gabriela Moreschi e Bárbara Arenhart fecharam tudo e só não fizeram chover porque os ginásios são fechados. As goleiras de Seleção brasileira foram diretamente responsáveis pelas vitórias do Bietigheim (ALE) e do Krim Mercator (SLO).
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Tem gente que acha goleira de handebol uma pessoa com uns parafusos a menos. Assim, o Brasil é uma terra que produz “malucas” de reflexos muito ágeis e capazes de transformar a defesa em atos espetaculares. Ver beleza em barrar a bola no momento mais áureo do jogo realmente não é para todo mundo. Mas a atuação de Gabriela e Bárbara fazem, no mínimo, repensar essa ótica.
Partidas do dia
O SG BBM Bietigheim está empatado na liderança do grupo A da competição europeia com o Györi graças às defesas que Gabriela fez nesta segunda rodada. A equipe venceu o Bucareste (ROM) por 26 a 24, soma dois triunfos e só não é líder por causa do saldo de gols. Porém, não é pelo número de gols que sofreram, são os mesmos 46 que o time húngaro sofreu. É porque anotou menos tentos, 59 a 53. Ou seja, Gabriela está fazendo sua parte, na partida de hoje salvou 18 dos 42 disparos.
Veja alguns dos milagres que Gabriela produziu na partida:
Gabriela Moreschi is finding her 🔝 form 🔥#ehfcl #clw #DareToRise | @sgbbm pic.twitter.com/s7XiwjRXov
— EHF Champions League (@ehfcl) September 17, 2023
- Natalia e Jay fazem PB em abertura do Ephesus Cup
- Dia de derrotas do Brasil no tênis em CR do Australian Open
- Pinheiros anuncia volta de Grummy ao time de Polo Aquático
- Gui Santos tem atuação discreta em derrota do Warriors
- Com reta final espetacular, Vôlei Renata faz 3 a 0 no Suzano
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Por outro lado, o Krim Mercator assumiu a liderança do grupo B com duas vitórias, empatado com o Ikast Handbold (DIN). No entanto, vence no saldo por causa das defesas de Bárbara. Ambos têm 69 gols a seu favor, mas a equipe eslovena lidera por ter uma defesa menos vazada, 45 a 62, inclusive é a segunda melhor defesa do campeonato. Fica atrás do Brest Bretagne, que sofreu 44. O time de Bárbara venceu o Team Esbjerg (DIN) por 33 a 27 com oito defesas da goleira brasileira em 35 arremessos.
Olha o tiro de 7m defendido por Bárbara:
O técnico de basquete multicampeão Phil Jackson disse uma vez: “ataque ganha jogos, defesa ganha campeonatos”. Se a máxima for verdade, pode ter uma final de goleiras brasileiras ao final da temporada, no ano olímpico.