A Seleção Brasileira feminina conheceu suas primeiras adversárias do Campeonato Mundial de Handebol Feminino 2023. O sorteio dos grupos aconteceu na manhã desta quinta-feira (6) em Gotemburgo, na Suécia. O Brasil encabeça o grupo G, ao lado de Espanha, Cazaquistão e Ucrânia. O torneio começa no dia 30 de novembro.
No sorteio, o Brasil esteve no pote 1 com Noruega, Dinamarca, Montenegro, França, Holanda, Suécia e Alemanha. A condição veio após o título da Seleção Brasileira no Campeonato Sul-Centro Americano de Handebol Feminino em 2022. Naquela ocasião, o time verde-amarelo fechou o torneio de maneira invicta com uma vitória diante da Argentina, que também garantiu vaga no Mundial.
- São Paulo é cirúrgico e leva vantagem na Copa do Brasil sub-20
- Minas atropela Pinheiros e assume a vice-liderança na Superliga
- Barcelona de Petrus vence outra na Champions e segue líder
- Laura Pigossi estreia com vitória nas duplas do WTA de Colina
- Quarto dia em Torres acirra definição do título da Taça Brasil
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
O Campeonato Mundial de Handebol Feminino 2023 vai reunir, no total, 32 equipes, que garantiram vagas através de torneios continentais. Além disso, Dinamarca, Noruega e Suécia entraram no torneio por serem sedes da competição. Por fim, Áustria e Islândia completam a lista, pois receberam Wildcards (convites) para a disputa.
Na última edição do Mundial, realizado na Espanha em 2021, o Brasil acabou eliminado para a Noruega nas quartas de final. Na sequência, as norueguesas faturaram o tetracampeonato após vencer a França na decisão. Ademais, a melhor participação brasileira aconteceu em 2013, quando a equipe conquistou o primeiro — e único — título da história com um triunfo diante da Sérvia em Belgrado.