Após uma semana bastante agitada com a disputa masculina, que terminou com o título do argentino San Fernando, agora chegou a hora das mulheres entrarem em quadra pelo Campeonato Sul-Centro Americano de handebol feminino. A competição começa nesta terça-feira (05), no ginásio Henrique Villaboim, em Pinheiros, São Paulo (SP), contando com 12 equipes, sendo quatro brasileiras.
- Conegliano vence, e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
- Lucas Pinheiro fica em 22º no slalom gigante em Alta Badia
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
Dono da casa, o Pinheiros (SP) é o atual campeão da competição e será um dos postulantes ao título da nova edição, assim como os compatriotas Clube Português (PE), Sorocaba (SP) e Nacional (SC). Além dos times brasileiros, a competição reúne outras oito equipes, de três países distintos: Argentina, Uruguai e Chile.
Os times estão divididos em quatro grupos com três times em cada um. Na fase de grupos, todos jogam contra todos, sendo que apenas o campeão de cada chave avança para a semifinal. A fase inicial do Sul-Centro Americano acontecerá de terça até quinta-feira (08). A semi está prevista para a sexta-feira (09), enquanto a final, para o sábado (10), às 20h, com todos os jogos com entrada gratuita para o público.
Expectativas
“Será uma competição bastante difícil, nosso time sofreu algumas mudanças, mas aponto as quatro equipes brasileiras como favoritas”, disse Mayara Fier, capitã do Pinheiros, ao Olimpíada Todo Dia. Na última edição do Sul-Centro Americano, sua equipe foi campeã após vencer o Clube Português por 19 a 17 na final, realizada em Buenos Aires.
Os clubes devem entregar até a tarde desta segunda-feira (05) a lista das atletas inscritas. De acordo com o auxiliar técnico do Pinheiros, isso acaba sendo uma dificuldade para as equipes brasileiras conhecerem as rivais. “Não temos muitas informações dos clubes de fora, não sabemos como será o jogo delas”, disse Maurício Antonucci.
Grupos do Sul-Centro Americano de handebol feminino:
1: River Plate (ARG), Ovalle (CHI) e Sorocaba (BRA)
2: Ferro Carril Oeste (ARG), Goes (URU) e Nacional (BRA)
3: Pinheiros (BRA), Scuola Italiana (URU) e Leonas (CHI)
4: Clube Português (BRA), Jockey Club (ARG) e Regatas (ARG)