O Taubaté derrotou o Al-Kuwait na estreia do Super Globe, o Mundial de handebol masculino, na Arábia Saudita, nesta terça-feira (18). O placar foi de 32 a 28 para a equipe brasileira, que teve como destaque Matheus Perrella, com sete gols marcados. O time do interior paulista volta a jogar na quinta-feira (20), contra o polonês Kielce.
+ Palmeiras goleia Del Valle e vai às quartas da Libertadores Feminina
Campeão sul-centro-americano, o Taubaté encarou o campeão asiático em sua estreia no Mundial. A equipe brasileira saiu atrás do placar no início do jogo e chegou a ter 9 a 5 de desvantagem. No entanto, rapidamente se acertou e conseguiu a virada, encerrando a primeira etapa já com uma diferença de sete gols, em 19 a 12. No segundo tempo, o time kuwaitiano diminuiu, mas o Taubaté fechou com vitória em 32 a 28.
Autor de sete gols, Matheus Perrella foi eleito o melhor jogador da partida. Ele teve um aproveitamento de 64% nos chutes (errou quatro). Outros brasileiros que se destacaram foram Leandro Alves e João Henrique Rodrigues, com cinco gols cada. Cleber e Gustavo de Andrade anotaram quatro cada um. Pelo lado do Al-Kuwait, Angel Hernandez marcou seis gols, enquanto Frankis Marzo fez cinco.
Situação no Super Globe
Com a vitória, o Taubaté larga em vantagem no grupo C do Super Globe. O campeonato é disputado por 12 equipes, que são divididas em quatro grupos de três. Após jogarem entre si, apenas o primeiro colocado avança ao mata-mata. Agora, o Taubaté terá um dia de descanso e voltará a jogar somente na quinta-feira (20), contra o Lomza Kielce, às 06h30, em duelo que valerá a classificação para a semifinal. O Kielce fará sua estreia na competição nesta quarta, contra o Al-Kuwait.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
Esta é a sexta participação do Taubaté no Super Globe de handebol, a primeira desde 2019. Em sua última aparição, a equipe parou nas quartas de final e terminou na sexta colocação. Seu melhor desempenho foi um quinto lugar, obtido em 2018. Considerando as participações brasileiras, o melhor resultado é do Metodista São Bernardo, que foi terceiro colocado em 2002 (à época apenas cinco equipes participavam).