O Metz, das brasileiras Bruna de Paula e Adriana de Castro, conquistou uma importante vitória neste sábado (12) na penúltima rodada da fase de grupos da Champions League de handebol. O time francês derrotou o Odense por 38 a 31, com dois gols de Bruna e um de Adriana, e chegará na última partida dependendo apenas de suas forças para avançar direto para as quartas de final. O resultado foi ainda mais relevante por conta da vitória do Vipers Kristiansand sobre o Krim Mercator por 37 a 20. A equipe norueguesa é a concorrente direta pela mesma vaga.
Os dois pontos conquistados em casa levaram o Metz a 19 na vice-liderança do Grupo B. O Vipers Kristiansand está colado atrás em terceiro, agora com 18. Somente os dois melhores da chave passam direto para as quartas. Na 14ª e última rodada da fase de grupos da Champions League, marcada para o próximo final de semana, o Metz vai a Rússia pegar um CSKA sem muitas aspirações nesse momento da competição. O Vipers recebe ninguém menos do que o todo poderoso Gyori, já campeão da chave com 12 vitórias em 12 jogos até aqui. Caso haja empate nos pontos, a decisão vai para o saldo de gols e o Vipers tem larga vantagem.
HALF-TIME: @MetzHandball 19:17 @hcodense at the break! Everything to play for and https://t.co/IXYHSdERe0 is where to see it all #deloehfcl
— EHF Champions League (@ehfcl) February 12, 2022
Credit Bruna de Paula for this highlight 🌟 pic.twitter.com/MYRH11saOs
Babi pela sexta vaga
Vale lembrar que os terceiros, quartos, quintos e sextos colocados, dos Grupos A e B, não serão eliminados. Vão para uma repescagem de onde sairão os quatro outros clubes que seguem para as quartas de final. Quem está na briga pela sexta vaga do Grupo B é o Krim Mercator, da goleira brasileira Babi Arenhart. O time tem oito pontos em 13 jogos, dois a mais que o outro postulante à vaga, o Sävehof, que jogou 12 vezes. Eles se enfrentam na última rodada, na casa do Krim Mercator. A outra partida do Sävehof é contra o Gyori. Ainda neste sábado, o Rostov-Don, de Duda Amorim, enfrentaria o CSM Bucareste, porém o duelo foi adiado por conta de questões ligadas à Covid-19. O Rostov-Don está em segundo lugar do Grupo A, também em disputa ferrenha por vaga direta nas quartas de final da Champions.
Liga Europa e Copa Europeia
Pela Liga Europa de handebol feminino, o dia teve dois jogos de clubes que têm goleiras brasileiras no elenco. O Bietigheim, de Gabriela Moreschi, venceu a quinta em cinco jogos e segue líder do Grupo B. Fez 32 a 29 no Les Neptunes de Nantes. Gabriela jogou e fez uma defesa em 14 arremessos contra sua meta. Já o Magura Cisnadie, de Renata Arruda, tomou uma surra de 35 a 18 do Storhamar e perdeu a terceira nos mesmos cinco compromissos. Está em terceiro no Grupo C. Renata não entrou em quadra. Por fim, pela Copa Europeia de handebol feminino, o Balonmano Malaga, de Talita Carneiro e Isabelle Medeiros, venceu por 34 a 23 o IBV pela rodada de ida das quartas de final. A volta é neste domingo (13), em casa. Isabelle marcou sete gols e Talita anotou dois.