Depois de liderar o placar na maior parte do tempo, Brasil toma a virada da Romênia e perde por 24 a 23 na última rodada do Troféu Carpati de handebol feminino
Depois de vencer fácil a Macedônia na estreia e ser dominada pela Polônia na segunda rodada, a Seleção Brasileira fez um bom jogo contra a Romênia neste domingo, passou boa parte do duelo na frente do placar, mas acabou levando a virada nos momentos finais e foi derrotado por apenas um gol de diferença. No último lance da partida, Jéssica Quintino acertou a trave e perdeu a chance de empatar a partida.
Com os resultado, o Brasil terminou em terceiro lugar do Troféu Carpaty. O título ficou com a Polônia, que venceu a Romênia por 27 a 21 na estreia, passou pela Seleção Brasileira por 29 a 18 e garantiu a conquista ao bater a Macedônia por 32 a 25 neste domingo. O vice-campeonato ficou com as romenas.
O torneio foi o último teste do Brasil antes do Mundial de handebol feminino, que começa no próximo dia 2 de dezembro. A equipe comandada por Jorge Dueñas está no Grupo C junto com Dinamarca, Japão, Montenegro, Rússia e Tunísia. Os quatro primeiros se classificam para as oitavas-de-final. A primeira partida do Brasil será contra o Japão.
“O Brasil fez um bom jogo, muito completo e com muita estabilidade nos 60 minutos. É uma derrota de um gol, mas não merecíamos essa derrota. Jogamos aqui e com uma arbitragem que ajudou muito a Romênia, o que não facilitou a conseguir um resultado melhor, mas o Brasil fez um bom trabalho na defesa, com alternativas defensivas 6:0, 5:1, defesa individual, além de um bom trabalho no ataque com boas combinações. Então, o balanço do jogo de hoje é positivo. Sempre queremos ganhar em todas as partidas, mas a imagem foi boa e vamos bem para o Mundial”, afirmou o técnico Jorge Dueñas.
Agora, a Seleção se prepara para a estreia no Mundial da Alemanha. O atual grupo conta com 17 atletas, mas apenas 16 poderão disputar a competição. As campeãs pan-americanas fazem parte do grupo C, com sede em Oldenburg na etapa classificatória, e também estão na chave Dinamarca, Rússia, Montenegro, Japão e Tunísia. A equipe verde e amarela faz a estreia contra o Japão no próximo sábado (2).
Programação – Carpati Trophy
*Horários de Brasília
Sexta-feira (24)
Macedônia 19 x 32 Brasil
Romênia 21 x 27 Polônia
Sábado (25)
Brasil 18 x 29 Polônia
Romênia 31 x 18 Macedônia
Domingo (26)
10h – Macedônia 25 x 32 Polônia
12h30 – Romênia 24 x 23 Brasil
Seleção Feminina
Goleiras – Bárbara Arenhart (Club Vaci NKSE-Hungria), Gabriela Moreschi (Larvik Handball Klubb-Noruega) e Mayssa Pessoa (Club Rostov Don-Rússia).
Armadoras – Deonise Fachinello (CS Magura Cisnadie-Romênia), Eduarda Amorim (Gyori Audi ETO-Hungria), Karoline Souza (Club Vaci NKSE-Hungria) e Pagricia Batista da Silva (Thuringer-Alemanha).
Centrais – Ana Paula Rodrigues Belo (Club Rostov Don-Rússia), Danielle Jóia (Pinheiros-SP) e Patrícia Matieli Machado (Vistal Gdynia-Polônia).
Pontas – Dayane Pires da Rocha (São Bernardo/Unip-SP), Jessica Quintino (HC Odense-Polônia), Mariana Costa (CS Magura Cisnadie-Romênia) e Samira Rocha (Kisvarda Master Good-Hungria).
Pivôs – Lígia Costa (Pogon Szczecin-Polônia), Tamires Anselmo Costa (Pinheiros-SP) e Tamires Morena-(Larvik Handball Klubb-Noruega).
Comissão técnica
Técnico: Jorge Dueñas
Supervisor: Álvaro Herdeiro
Assistente técnico: Cristiano Rocha
Auxiliar técnico: Sérgio Graciano
Médica: Pauline Buckley
Preparador de goleiros: Fausto Steinwandter
Fisioterapeuta: Marina Calister
Nutricionista: Júlia do Valle Bargieri